Setembro

Governo de MS sanciona lei que autoriza doação de área ao HU-UFGD

Atualizada: 19/09/2016

Foi publicada no dia 31 de agosto, no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, legislação que autoriza a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) a doar à Fundação Universidade Federal da Grande Dourados uma área de nove hectares localizada no entorno do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD).

A Lei nº 4.914, de 30 de agosto de 2016, foi sancionada pelo governador do estado, Reinaldo Azambuja, e diz respeito à faixa de terra onde será construída a Unidade Materno Perinatal (UMP), prédio anexo ao hospital e que atenderá pacientes de Dourados e da macrorregião nas demandas de saúde feminina e infantil.

Como estabelece a lei, o HU, por meio da UFGD, deve providenciar a transferência do imóvel para seu nome e, no prazo de dois anos, dar destinação ao local, ou seja, executar a construção da UMP e realizar outras obras que porventura sejam necessárias para adequação e ampliação do espaço físico do hospital.

A UMP

A UMP é a nova formulação do projeto conhecido como Instituto da Mulher e da Criança e será um anexo do HU-UFGD voltado exclusivamente para atendimentos nas áreas de ginecologia, obstetrícia, pediatria e neonatologia.

Atualmente, o projeto executivo está em fase de detalhamento final e a publicação do edital para contratação da empresa que realizará a obra está prevista para o mês de novembro. Todo o planejamento está sendo executado por meio de termo de cooperação firmado entre a UFGD, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o HU-UFGD, e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops).

O prédio terá 8,7 mil metros quadrados e três pavimentos, abrigando uma estrutura que contará com Pronto Atendimento Pediátrico, Pronto Atendimento Obstétrico, ambulatório para recém-nascidos, ambulatório para pré-natal de alto risco, Banco de Leite Humano, UTIs Pediátrica, Neonatal, Neonatal Convencional e Neonatal Canguru, Internação Obstétrica, Centro de Parto Normal e Centro Obstétrico, totalizando 125 leitos, além de consultórios, salas obstétricas e quartos de parto normal.