​GEOSAÚDE prorroga prazo de submissão de trabalhos

Atualizada: 16/02/2017
Foi prorrogado para 15 de março o prazo para submissão de trabalhos para o VIII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e o V Fórum Internacional de Geografia da Saúde, também denominado de 8º GEOSAÚDE. Esse evento internacional acontecerá na Universidade Federal da Grande Dourados em junho de 2017, com o tema “Saúde da Fronteira e Fronteira(s) na Saúde”.

Na última edição, o evento teve mais de 120 trabalhos publicados e a expectativa é de que em 2017 as inscrições cheguem próximo a este número. Mais informações sobre os grupos de trabalho, datas de submissão de artigos e programação estão disponíveis no site http://www.geosaude.org/.

Evento internacional
O 8º GEOSAÚDE é evento interdisciplinar, que contará com palestrantes da Argentina, Porto Rico, México, Portugal, França, Estados Unidos, Cuba e Chile. Os organizadores do simpósio, Claudia Roma e Adeir Archanjo, docentes do curso de Geografia da UFGD, destacam que o evento é de interesse para professores e estudantes de diferentes áreas: Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Geografia e Ciências Sociais.

“Os estudos de Geografia da Saúde são bastante interdisciplinares. Por exemplo, quando trabalhamos o conceito de território, reconhecemos que as políticas públicas de saúde devem ser planejadas e executadas de acordo com a realidade desse território, não considerando apenas um espaço físico e seus limites de fronteira, mas a comunidade, sua cultura e sua forma de interagir com o meio ambiente. Então, vamos debater questões sobre tradição e modernidade e as práticas alternativas de saúde e a inter-relação de como a comunidade indígena elabora a dinâmica entre as tecnologias da medicina e suas tradições; temos pesquisas que analisam o processo saúde-doença através das representações cartográficas a fim de contribuir para as políticas públicas; vamos ter estudos sobre saúde na fronteira; saúde e o meio ambiente”, ilustra a professora Claudia.