Setembro

Feira de produtos orgânicos da UFGD será inaugurada na próxima semana

Atualizada: 02/09/2016

No dia 05 de setembro, próxima segunda-feira, às 7h30, será inaugurada na Cidade Universitária a “Feira UFGD + Saúde: Alimentos típicos e produtos orgânicos”.

Com produtos provenientes de 08 trabalhadores da Comunidade Quilombola do distrito de Picadinha, a feira já funcionava uma vez por semana na Universidade, mas com o aumento da demanda, o planejamento é, agora, passar a atender todos os dias, nos períodos matutino e vespertino, no estacionamento do Restaurante Universitário.

Além de frutas, legumes e verduras, serão comercializados produtos com alimentos típicos como mandioca, fubá e milho. Futuramente, com o aumento no número de barracas, também serão incluídos na feira sucos orgânicos e alimentos funcionais.

Um dos coordenadores do projeto, Euclides Reuter, explica que não basta ser um produtor orgânico para participar da feira. Os interessados em comercializar na Feira UFGD + Saúde precisam ser orientados por algum projeto de professor da Universidade.

A feira é resultado do projeto de extensão “Horticultura Orgânica em Comunidades do Mato Grosso do Sul”, coordenado pelo professor Euclides Reuter, do curso de Zootecnia, e “Horta didática agroecológica e gastronomia aplicada”, coordenado pela professora Angélica Magalhães, do curso de Nutrição, ambos em desenvolvimento por meio da ITESS.

Esta ação faz parte do projeto UFGD + Saúde, desenvolvido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), que pretende desenvolver atividades em prol da promoção da saúde e melhor qualidade de vida tanto da comunidade interna da Universidade quanto das comunidades externas.

O projeto da feira conta com o apoio da Associação dos Produtores Orgânicos de MS (APOMS) e Consultoria e Assessoria Para a Agricultura Familiar (Secaf).