Fazenda Experimental da UFGD recebe visita técnica

Atualizada: 09/08/2016

No último dia 06 de agosto, a Fazenda Experimental da Universidade Federal da Grande Dourados (FAECA/UFGD) recebeu visita técnica de 70 profissionais e acadêmicos da área de Ciências Agrárias, dentre eles produtores rurais, engenheiros agrônomos, professores e estudantes de graduação e pós-graduação da UFGD e da Unigran.

Na ocasião, foram apresentados resultados de pesquisas desenvolvidas no local sob a coordenação do professor Luiz Carlos Ferreira de Souza e visita na área do experimento de rotação de cultura, onde os participantes puderam ter contato com culturas da ervilhaca peluda, nabo forrageiro, crotalária, milho solteiro, consorciado com braquiária, canola, crambe, cartamo, níger e aveia preta.

Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Julio Cesar Salton também esteve na visita técnica e apresentou pesquisa envolvendo o efeito do uso do capim braquiária na melhoria da estrutura física do solo, enaltecendo a importância da cobertura do solo com palha aliada ao efeito das raízes da planta no sistema de plantio direto.

Estiveram presentes no evento o presidente do Grupo Plantio na Palha, Paulo Jacinto Batezini de Souza, e o chefe geral da Embrapa, Guilherme Lafourcade Asmus. Ambos deram destaque à importância das pesquisas desenvolvidas na Fazenda Experimental da UFGD.

Resultados relevantes

De acordo com o professor Luiz Carlos, entre as culturas para serem semeadas no outono-inverno que estão sendo estudadas na FAECA, destaca-se a cultura do cartamo e a do níger, que apresentam altos teores de ácidos graxos linoleico (76,4% e 72% respectivamente). Ainda segundo o pesquisador, as maiores produtividades de soja têm sido obtidas quando semeada após o consórcio “milho + braquiária ruziziensis”, da aveia preta, do milho e da canola. Para o milho de verão, as maiores produtividades estão sendo obtidas quando semeado em sucessão ao crambe, cartamo, níger e ervilhaca peluda.

A FAECA conta, ainda, com pesquisa envolvendo o consórcio de milho com cinco forrageiras: Braquiria brizantha cv. Marandu, Brazquiaria brizantha cv. Xaraés, Braquiaria brizantha cv. BRS Piatã, Braquiaria ruziziensis e Panicum maximum cv. Mombaça. Toda essa área também recebeu a visita dos participantes.

A organização da visita técnica contou com a colaboração dos estudantes de Agronomia Oscar Batista de Araújo, Natanael Borges Soares e Fagner Frota, de doutorado, Vander Cardoso Valim, e de pós-doutorado, Jerusa Rech.

Histórico do projeto

Os experimentos de rotação de cultura no sistema plantio direto foram iniciados na Fazenda Experimental de Ciências Agrárias da UFGD em setembro de 2009, ocupando uma área de sete hectares. Durante esses seis anos de implantação, foram desenvolvidas cinco teses de doutorado, quatro dissertações de mestrado e seis trabalhos de iniciação científica, com publicação de diversos artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais.

O projeto contou com apoio financeiro do CNPq, pelo qual foi aprovado, em 2010, projeto no valor de R$204.000.00; em 2013, no valor de R$ 42.000,00; e em 2014, foi aprovado, no FUNDECT, projeto no valor de R$13.000,00.