Exames do Outubro Rosa começarão amanhã na Cidade Universitária

Atualizada: 17/10/2016

A Unidade de Suporte à Urgência (USU) da UFGD começará amanhã (18) a campanha Outubro Rosa na Universidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems). O objetivo será propor ações de rastreamento ao câncer de mama junto ao público feminino que frequenta a Cidade Universitária.

Professores e alunos do curso de Enfermagem da UEMS e a equipe da USU farão atendimento das 8h às 11h, das 13h às 17h e das 18h às 20h, no laboratório de técnicas do Bloco D, na Unidade 2 da UFGD. Aproveitando a oportunidade, além de aplicar o exame clínico das mamas, será colhido o exame colpocitológico (Papanicolau), preventivo para câncer de colo do útero.

Essas atividades também ocorrerão nos dias 20, 25 e 27 de outubro. Os exames serão encaminhados via Hospital Universitário (HU-UFGD) e Secretaria Municipal de Saúde para análise laboratorial, e após a emissão do resultado, passarão pela avaliação médica do doutor Wanderley Bastos Araíujo, do HU da UFGD, para prescrição de condutas e medicamentos, caso necessário.

O Outubro Rosa na Universidade é uma iniciativa da Unidade de Suporte à Urgência para educação e promoção à saúde da população acadêmica e demais frequentadores da Cidade Universitária. Mais informações podem ser obtidas na USU (Centro de Convivência da UFGD) pelo telefone 3410-2991 ou pelo e-mail usu@ufgd.edu.br.

CAMPANHA DAS REDES SOCIAIS
Outra ação que integra o Outubro Rosa na Universidade é a realização de vídeos com informações gerais sobre câncer de mama, exames preventivos e o procedimento de mastectomia.

Os vídeos serão veiculados durante todo o mês nas redes sociais institucionais da UFGD e são fruto de parceria entre a Seção de Saúde do Estudante da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, Divisão de Audiovisual da Assessoria de Comunicação e Hospital Universitário.

Também foram realizadas entrevistas sobre as ações do Outubro Rosa pelo programa Giro UFGD. Confira: