Exames do Novembro Azul serão realizados na UFGD de 28 a 30 de novembro

Atualizada: 25/11/2016
A Unidade de Suporte à Urgência da UFGD realizará o “Novembro Azul na Universidade”, com ações de conscientização, prevenção e rastreamento do câncer de próstata, de 28 a 30 de novembro, para a população masculina que frequenta a Cidade Universitária e servidores da UFGD e do Hospital Universitário (HU-UFGD).

A campanha é promovida pela Seção de Projeto da USU em referência ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro) e que em 2016 tem como tema “A Conscientização, a Prevenção e o Combate ao Câncer de Próstata”.

A meta principal da campanha é estimular a população masculina acima dos 45/50 anos a realizar ações de autocuidado em saúde. Por isso, ao invés da realização do toque retal como forma de rastreamento da doença, será feita a coleta de amostra sanguínea para exame quantitativo de Antígeno Prostático Específico (PSA) nos homens que atendam aos seguintes critérios: Idade superior a 45 anos para negros; Idade superior a 50 anos para outros grupos étnicos; História familiar de câncer de próstata com idade superior a 45 anos.

A coleta será das 7h30 às 11h, de segunda a quarta-feira, e os interessados precisam fornecer nome completo e data de nascimento para que seja então coletado o exame através de uma amostra sanguínea venosa de 04/05ml, na USU, localizada no Centro de Convivência, na Unidade 2 da UFGD (Cidade Universitária).

Logo que o resultado estiver pronto, a USU entrará em contato com o usuário para as orientações de cada caso. Se for necessário, será iniciada a avaliação pelo médico cirurgião urológico e docente da Faculdade de Ciências da Saúde da UFGD, Eduardo Jerônimo, que inclusive é um dos proponentes da campanha.
O médico fará atendimento individual agendado no ambulatório de Urologia do Pronto Atendimento Médico (PAM). Assim, será possível dar prosseguimento e orientação ao atendimento, fazer o acompanhamento e tomar as medidas necessárias, como por exemplo, a biopsia.

O Hospital Universitário, através do Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica, participa da campanha “Novembro Azul na Universidade” como colaborador, por meio do processamento dos exames que serão coletados nesta ação.

PREPARO PARA O EXAME

Para colher o exame o usuário deverá atender as seguintes condições para que seja fidedigno a análise: Jejum mínimo de 04 horas; não ter ejaculado nas últimas 48 horas; não ter feito exercício em bicicleta ergométrica ou convencional nos últimos dois dias, não ter andado de moto nos últimos dois dias; não ter praticado equitação (andado à cavalo) nos últimos três dias, não ter usado medicação por via retal/supositório nos últimos três dias, não ter recebido procedimentos como sondagem uretral ou toque retal nos últimos três dias, não ter feito citoscopia nos últimos sete dias; não ter realizado ultrasson transretal nos últimos sete dias, não ter feito colonoscopia nos últimos 15 dias; não ter feito estudo urodinâmico nos últimos 21 dias, não ter feito biópsia da próstata nos últimos 30 dias. Para usuários prostatectomizados (que fizeram a retirada total da próstata) não é necessário preparo.

Assim que o resultado ficar pronto, a USU entrará em contato com o usuário da campanha para as devidas condutas e orientações de acordo com cada resultado.

SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA
O câncer de próstata é tipo de câncer que demora a se manifestar e exige exames preventivos. É considerado uma afecção da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Mediante diversas ações pelo país, o Novembro Azul está direcionado para os homens, assim como o Outubro Rosa está para as mulheres.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o Câncer de Próstata é ainda mais incidente que o Câncer de Mama das Mulheres, porque a maioria dos homens ainda se mostra bastante resistente quando o assunto é cuidar da saúde e, portanto, convencê-los de que a prevenção é o melhor caminho para e um desafio a ser alcançado. Vale citar que uma pesquisa realizada no mês de maio de 2013 pela SBU com 5 mil homens revelou que 47% deles nunca fizeram o exame de toque retal, fundamental para detectar o câncer de próstata. Ao tomarem essa atitude, eles engrossam o número de possíveis acometidos pela doença, que atinge todos os anos no Brasil cerca de 60 mil homens, levando a óbito mais de 10 mil.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a detecção da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. A recomendação do Ministério da Saúde é de que os exames preventivos de toque e PSA sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos, exceto em casos de fatores de risco, que são: obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra, nestes casos, a prevenção deve ser iniciada aos 45 anos.

Fonte: USU