Estudantes de Medicina são avaliados pela prova OSCE

Atualizada: 21/12/2016
A coordenação do curso de Medicina e os órgãos colegiados da Faculdade de Ciências da Saúde da UFGD conseguiram implantar e padronizar a Avaliação de Habilidades Clínicas em Medicina no Internato.

A primeira prova do OSCE (Exame Clínico Objetivo Estruturado) do curso de Medicina foi realizada no dia 02 de dezembro e aplicada aos acadêmicos do quinto ano. No período matutino aconteceu a prova de Cirurgia e no vespertino a de Medicina de Família. No dia 09 de dezembro foram aplicadas as provas de Clínica Médica e Pediatria.

O OSCE é um método de avaliação das competências, habilidades clínicas e atitudes adquiridas pelos alunos de Medicina durante o processo de aprendizagem.

Durante o OSCE os estudantes passam por um “rodízio” de estações onde uma habilidade específica é testada. O método é consolidado e utilizado em escolas médicas em mais de 50 países. Ele tem por objetivo avaliar a atitude e a habilidade clínica dos estudantes em situações estruturadas, baseadas em um roteiro pré-definido em que há́ interação com paciente simulado ou recursos didáticos.

A direção da FCS parabeniza o coordenador do curso de Medicina pela organização e implantação da proposta e agradece aos docentes, técnicos e discentes pela efetiva participação nessa importante atividade didático-pedagógica do curso.

As discussões vêm ocorrendo com docentes, alunos, NDE, Comissão de Ensino desde o ano de 2014. Identificou-se a necessidade de padronizar a avaliação prática do internato, considerando métodos bem estudados e validados no ensino-médico, e que envolvam metodologias ativas de ensino, proporcionando um feedback para aluno.

Fonte: FCS