Estudantes de Medicina doam lâminas de laboratório a escolas municipais

Atualizada: 16/04/2015
A confecção das lâminas foi feita pelos estudantes na própria UFGD

A célula é a unidade fundamental dos seres vivos e desempenha inúmeras funções necessárias para a manutenção da vida. Cada uma delas poderia ser comparada, de maneira bem simples, a uma fábrica inteira. Imagina que chato seria estudar esse funcionamento apenas na teoria?

Para que isso não aconteça, e com o objetivo de, através da prática, estimular alunos do ensino fundamental a se interessarem pelos estudos biológicos, estudantes de Medicina da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) desenvolveram o projeto de extensão “Histologia nas Escolas”.

O projeto consiste na fabricação de lâminas histológicas pelos próprios acadêmicos, no Laboratório de Histologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFGD), e na distribuição delas para escolas da rede municipal de ensino de Dourados.

“Descobrimos que a rede municipal de educação possuía diversos microscópios inutilizados, principalmente devido à falta de lâminas. Então, junto com nossa orientadora, desenvolvi a ideia com o objetivo de melhorar o ensino público de ciências, ampliando os instrumentos de trabalho dos professores. Dessa forma, tentamos despertar a motivação e o interesse dos alunos para o aprendizado de ciências e biologia”, afirma o coordenador do projeto, Vinicius Andrade.

Mas os estudantes do ensino fundamental não são os únicos beneficiados. Os acadêmicos do 3º ano do curso de Medicina que participam do “Histologia nas Escolas” também puderam ampliar seus conhecimentos práticos em histologia durante a confecção das lâminas.

Parceria

Consolidando a parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a entrega das lâminas foi feita na tarde de hoje, 16 de abril. No total, 9 escolas municipais receberam caixas com lâminas histológicas: Neil Fioravante, Etalívio Penzo, Professora Elza Farias Kintschev Real, Lóide Bonfim, Indígena Pai Chiquito, Fazenda Miya, Ruy Gomes, Padre Anchieta e a própria SEMED.