Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio

Atualizada: 25/05/2015
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram hoje (25) e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Inep. Os interessados têm até as 23h59 do dia 5 de junho para se inscrever.

As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza, que terão 4 horas e meia de duração. No segundo dia, linguagens, matemática e redação terão 5 horas e meia de duração.

Este ano, para fazer a inscrição, o participante deverá ter um e-mail próprio. O sistema não aceitará a inscrição de mais de um participante com o mesmo endereço eletrônico. O exame custará R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho.

Em 2015 há mais novidades: o MEC decidiu acabar com a entrega do cartão de confirmação na versão impressa. Neste ano, os candidatos só poderão checar seu local de provas acessando o site oficial do Enem e fazendo o login no sistema.

Outra mudança para o Exame de 2015 é com relação ao início das provas. Os portões serão fechados exatamente às 13h (horário Brasília), mas as provas só começam 30 minutos depois do fechamento dos portões. De acordo com o MEC, a medida pretende evitar fraudes e ajudará no reforço da segurança, já que os candidatos poderão, eventualmente, passar pelo detector de metais com tranquilidade. Além disso, espera-se que os estudantes utilizem esse tempo para concentração antes da prova.

Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa. Podem solicitar a isenção por carência aqueles que têm uma renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. As informações devem ser comprovadas pelos participantes e receber a aprovação do MEC. O participante deve acompanhar na página de inscrição se o pedido de isenção foi aceito.

É também na inscrição que os participantes podem solicitar atendimento especializado ou específico. O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (alteração neurológica que dificulta a aprendizagem de números) ou com outra condição especial.

Já o atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas – pessoas que, por convicção religiosa, guardam o sábado. Os sabatistas no Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima poderão fazer as provas do sábado às 19h do horário local. Nos demais estados, a prova do primeiro dia para os sabatistas começa às 19h do horário de Brasília.

Após fazer a inscrição, participantes transexuais e travestis podem pedir o uso do nome social, também pela internet, entre os dias 15 e 26 de junho. O nome social pode ser usado desde o ano passado, mas era preciso solicitar o uso por telefone. Além de serem tratadas pelo nome social, transexuais e travestis usarão o banheiro do gênero com o qual se identificam.

Sobre o Exame

O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Não importa a idade nem o ano do término do curso, basta que o interessado faça sua inscrição na página eletrônica do Enem. Estudantes que não terminarão o ensino médio até dezembro de 2015 podem participar apenas como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.

Enem na UFGD

Na Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD), metade das vagas dos 32 cursos de graduação são reservadas para o Sistema de Seleção Unificada do MEC (SiSU), que utiliza a nota do Enem para classificação. A outra metade das vagas é preenchida via vestibular, elaborado pela própria Universidade. A adesão ao sistema do MEC só não é válida para os cursos especiais da UFGD, que possuem sistema de seleção específico para cada um. São eles: Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu, Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa/Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Licenciatura em Educação no Campo com habilitação em Ciências da Natureza.

Com informações da Agência Brasil