Equipe Baja Guaicurus recebe troféus em evento nacional

Atualizada: 07/04/2016
No último fim de semana a equipe de automobilismo Baja Guaicurus, composta por estudantes da UFGD, participou da competição Baja SAE 2016 na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo. Na ocasião, a equipe conquistou os troféus de Melhor Equipe Novata e Melhor Equipe do Centro Oeste. O carro da Baja Guaicurus foi desenvolvido por estudantes das Engenharias Mecânica, Agrícola, de Energia e de Produção da UFGD e do curso de Engenharia Física da UEMS.

Na sexta-feira (01), a equipe iniciou sua participação com a prova de segurança, com o carro sendo aprovado sem perder pontos. Ainda na sexta, o protótipo foi submetido à prova de conforto e frenagem. Na frenagem, o carro cumpriu com as expectativas travando as quatro rodas logo na primeira tentativa - o que mostra um bom resultado do trabalho da equipe em dimensionar corretamente o sistema de freio.

No sábado (02) houve a apresentação dos sistemas mecânicos, além dos planos de gestão e de negócios. No mesmo dia foram realizadas as provas dinâmicas, incluindo aceleração e velocidade máxima, tração, manobras e resistência da suspensão e sistema de transmissão.

O último dia de atividades foi o domingo (03), com a realização do Enduro de Resistência. Nesta prova os carros tiveram quatro horas para tentar fazer o maior número de voltas numa pista de 2.100 metros com obstáculos. A Equipe Baja Guaicurus teve alguns problemas mecânicos, mas conseguiu realizar 21 voltas no total.

Baja Guaicurus

O Baja Guaicurus é um carro pequeno, em formato de gaiola, e construído em estrutura tubular. O veículo tem cabine para apenas um piloto e é equipado com motor de 305 cilindradas e 10 cavalos de potência. O carro foi totalmente montado pelos alunos participantes do Projeto UFGD Baja, o que possibilitou a eles a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na Universidade. A equipe conta com 20 alunos, dois coordenadores e seis colaboradores, entre estudantes, docentes e técnicos.