acessibilidade

Início do conteúdo da página
Dezembro
07
2015

Engenheiros Agrônomos recebem Comenda Arnaldo Estevão de Figueiredo

  Atualizada: 07/12/2015
O papel e a importância do profissional agrônomo no processo de desenvolvimento, em especial no que se refere ao perfil socioeconômico, são de extrema relevância para o Estado de Mato Grosso do Sul. Como forma de reconhecer o trabalho deste agente transformador da realidade rural, a Assembleia Legislativa criou a Comenda do Mérito Legislativo Arnaldo Estevão de Figueiredo de Reconhecimento Profissional Agronômico. Na noite desta quinta-feira (3/12), por proposição do deputado Renato Câmara (PMDB), foi realizada sessão solene  para entrega da honraria.

“Na época do Império, uma Comenda era expedida pelos reis. Hoje, a Casa do Povo, o Poder Legislativo, é quem oferece a Comenda como forma de reconhecimento àqueles que têm contribuído com o engrandecimento da nossa sociedade. Nesta sessão solene, vamos homenagear os profissionais que têm contribuído para o engrandecimento do nosso Estado”, afirmou.

Para o deputado, o conhecimento e técnicas utilizadas pelos agrônomos têm propiciado constantes saltos tecnológicos, ganho de produtividade e de segurança produtiva. “A economia de Mato Grosso do Sul é fundamentada na agropecuária. O profissional agrônomo é o grande responsável pelo valor e potencialidade da agropecuária e do agronegócio em nosso Estado. Desde o início ao fim da cadeia produtiva, o engenheiro agrônomo está presente. Este reconhecimento que fazemos hoje é justo, pois são os profissionais que ajudaram a construir as tecnologias usadas pelos produtores e o valor econômico que o Estado possui”, salientou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), também ressaltou a importância da categoria para Mato Grosso do Sul. “O trabalho do engenheiro agrônomo é fundamental, pois são eles que realizam pesquisas em busca de tecnologia capaz de potencializar a produção e qualidade dos alimentos”, destacou Mochi.

Conforme o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/MS), Dirson Artur Freitag, são quase 2.900 engenheiros agrônomos registrados no Estado. “São variadas as possibilidades de atuação desse profissional, que merece este reconhecimento, uma vez que atua na agricultura e pecuária, os pilares da economia do Estado. O maior desafio da profissão é produzir sempre mais e com qualidade”.

Dirson Freitag, Jerônimo Alves Chaves, Fernando Mendes Lamas, Atanásio Chaves de Oliveira, Valéria Pacheco Batista Euclides, Orildes Amaral Marins Junior, Hamilton Rondon Flandoli, Fernando Paim Costa, José Simeão do Nascimento Filho, Paulo Cesar Tamanini, José Ubirajara Garcia Fontoura, Issao Iguma Filho, Cássia Regina Yuriko Ide, Eduardo Serafin de Sousa, José Luiz Fornazieri, Antonio Carlos Tadeu Vitorino, Edgard Jardim Rosa Junior, Mário Kai, Luciana Cláudia Toscano Maruyama, José Luís Toesca de Aquino, Sérgio de Matos Lopes, Marcelo Augusto de Souza Bexiga, Carlos Pitol, Renato Roscoe, Edmundo Minoru Tiba, Sandro Henrique Polloni, Cornélia Cristina Nagel, Clévio Antonio Silva, Ronaldo da Silva Botelho, Edson Yukishigue Shingú, Sidenei Ambrosio Tambosi, Adilson Penzo Vera e Edson Torres Abrão foram os homenageados da noite.  

Legado - Arnaldo Estevão de Figueiredo foi prefeito de Campo Grande, onde instalou a primeira feira. Foi eleito governador de Mato Grosso, quando realizou a demarcação de terras, que mais tarde se tornaram os municípios de Dourados, Bodoquena, Bonito, Alcinópolis e Rondonópolis.

Por: Heloíse Gimenes   Foto: Victor Chileno
Agência ALMS

 
Participou ativamente do movimento divisionista, que criaria o Estado de Mato Grosso do Sul. “Meu avô dizia que nosso Estado era como a Mesopotâmia, duas bacias nos formam e tudo dá, depende de nós. A minha família fica honrada de Arnaldo Estevão de Figueiredo servir de exemplo a nossa categoria”, disse o engenheiro agrônomo João Marcos Figueiredo Ribeiro, neto de Arnaldo Estevão de Figueiredo. - See more at: http://www.al.ms.gov.br/Default.aspx?tabid=56&ItemId=44062#sthash.beJAVKMc.dpuf



    Fotos