Em parceria com o Exército, UFGD lança exposição Fotográfica Forte de Coimbra

Atualizada: 27/03/2017
Na última sexta (24), a UFGD sediou a cerimônia de abertura da Exposição Fotográfica Forte de Coimbra, uma parceria entre a Universidade e o Exército Brasileiro. Além do lançamento da exposição, foram apresentadas propostas de projetos e ações de 2017 para o Forte e foi lançado o vídeo institucional da Base de Estudos de Forte de Coimbra.

Durante a abertura, o vice-reitor da UFGD, Márcio Eduardo de Barros, destacou as comitivas de reconhecimento do local como fundamentais para identificar e ouvir as necessidades da comunidade local. “Nós buscamos caminhos para expandir as possibilidades de pesquisa e extensão dos nossos estudantes e contribuir para o desenvolvimento da região. A primeira reivindicação da comunidade nós começamos a atender hoje, que é a entrega do projeto arquitetônico da Praça Comunitária da Vila de Forte Coimbra, todo desenvolvido pela Prefeitura da UFGD. Também já estamos, em parceria com a UEMS, estudando a possibilidade de desenvolver o turismo histórico do lugar”.

Agradecendo a todos os setores e pró-reitorias envolvidos no projeto por acreditarem na importância do mesmo, o professor Márcio pontuou que uma das maiores dificuldades no desenvolvimento das atividades é o acesso à região, para a melhoria do qual o senador Pedro Chaves dos Santos, presente na cerimônia, se comprometeu a buscar recursos.

Dentre as ações propostas nesta sexta-feira, estão prevenção sanitária por meio de vacinação, vermifugação e castração de animais domésticos; desenvolvimento da piscicultura como alternativa de renda para a comunidade local; apresentação de novidades tecnológicas e alternativas sustentáveis aos produtores rurais; produção de frango semi-caipira; educação ambiental; divulgação da importância dos insetos na natureza; e ações das diversas Ligas Acadêmicas de Saúde, envolvendo educação e prevenção em saúde.

Estiveram presentes na mesa de honra, além do vice-reitor, o general de Brigada João Denilson Maia Correia (comandante 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira), capitão Glauco Viana Coitinho (3ª Cia de Fronteira de Forte de Coimbra), Marcia Regina Martins Alvarenga (pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UEMS) e Pedro Chaves dos Santos Filho (senador da República por Mato Grosso do Sul).

Exposição
Ainda na sexta-feira, às 20h30, aconteceu a abertura oficial da Exposição Fotográfica do Forte de Coimbra, no shopping Avenida Center, onde o material continua exposto até o dia 09 de abril. A exposição faz parte do projeto de extensão Galeria Itinerante e acontece em parceria com a UEMS, 3ª Cia de Fronteira-Forte de Coimbra e shopping. Escolas interessadas em agendar visitação podem entrar em contato com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFGD pelo telefone 3410-2870 ou pelo e-mail proex@ufgd.edu.br.

Forte Coimbra
Construído em 1775 às margens do Rio Paraguai, o Forte foi palco de disputas por territórios da América entre portugueses e espanhóis. Desde que foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1974, desenvolveu-se ao seu redor a Vila de Coimbra, acompanhando as necessidades dos militares da 3ª Companhia Porto Carrero.

Hoje a comunidade conta uma infraestrutura que contempla escola, posto de saúde, rede de água, energia elétrica, telefonia celular e internet e também um pequeno comércio. O destaque fica por conta da grande variedade da fauna e da flora, que se unem a potencialidades humanas e registros históricos e culturais permitindo a realização de parcerias para ações de pesquisa e trabalhos em diversas áreas.

Essa parceria entre Universidade e o Forte é resultado de um Acordo de Cooperação assinado em 2016 com o objetivo de criar uma base de estudos que contribua na preservação do sítio histórico e da biodiversidade da região, além de promover o desenvolvimento do turismo na região de forma integrada e sustentável.