Dourados recebe Dia de Campo com cultivares de soja e Integração Lavoura-Pecuária

Atualizada: 25/02/2016
A Fundação MS, em parceria com o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realiza na próxima sexta-feira (26), mais um Dia de Campo. Desta vez, o evento acontece na Fazenda Experimental da UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados. O objetivo é levar novos conhecimentos a sojicultores, técnicos e acadêmicos, com exposição de novas variedades de soja e tecnologias que poderão ser utilizadas para a próxima safra.

O pesquisador de Fitotecnia Soja da Fundação MS, Carlos Pitol, explica que a ideia é mostrar uma gama de possibilidades existentes no mercado e suas tecnologias. “Vamos expor alguns fatores que devem ser analisados antes de se fazer uma escolha no campo, como as condições climáticas, solo, resistência às pragas e época de semeadura, tanto para a cultura em geral, como para cada variedade apresentada”, pontua Pitol.

Conforme o diretor-executivo da Fundação MS, Alex Melotto, os Dias de Campo são realizados pela instituição com o objetivo de atender a demanda do produtor rural, para que ele conheça os diferentes materiais disponíveis no mercado. “Ele (o produtor) pode usar esse tipo de informação no momento da compra de suas sementes, por exemplo, e escolher as que melhor se adaptam as condições de sua propriedade”, comenta.

O Dia de Campo em Dourados conta, ainda, com a participação da zootecnista Poliana Campos Burin, que irá ministrar o tema “Integração Lavoura Pecuária: Consórcio Milho/Soja com Forrageiras”, com base no experimento que realizou na Fazenda Experimental da UFGD. “Foram identificados bons resultados com relação a produtividade de grãos e do capim, o que possibilita elevar o nível de cobertura do solo”.

Poliana destaca os benefícios do sistema integrado. “Temos a utilização de vários componentes e dependendo da finalidade do sistema, é possível identificar boa produção de capim, que serve de alimento para os animais, e posteriormente o aproveitamento da palhada para produzir soja em sucessão ao milho safrinha”, salienta.

Serviço: Dia de Campo Safra 15/16 - Dourados Data: 26/02 (Sexta-feira) Horário: 7h30 Local: Fazenda Experimental da UFGD – Rodovia Dourados Itaum, km 12, saída para Ponta Porã Informações: www.fundacaoms.org.br, (67) 3454-2631.

Fonte: Fundação MS