Dia Mundial da Alimentação: UFGD discute segurança alimentar e nutricional

Atualizada: 31/08/2016

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) sedia, no dia 17 de setembro, a segunda edição do evento em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, organizado pelo curso de Nutrição e pelo PET-Saúde/Gradua-SUS*.

Com o tema “Solo, ar, água: implicações para a soberania e segurança alimentar e nutricional”, o evento acontecerá no auditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso), das 8h às 12h. A mesa de diálogo contará com dois geógrafos, uma bióloga e uma nutricionista debatendo o assunto.

As inscrições podem ser realizadas antecipadamente pelo e-mail inscricaodma@gmail.com. Aqueles que se inscreverem até o dia 08 de setembro receberão certificado no dia do evento; após essa data, os certificados deverão ser retirados na secretaria da Faculdade de Ciências da Saúde da UFGD, após o dia 30 de setembro.

Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro de 1945 foi fundada a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e, por esse motivo, desde 1981 essa data foi escolhida para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, em mais de 150 países.

A cada ano, a FAO divulga o tema do Dia Mundial da Alimentação e várias instituições se organizam para celebrá-la, realizando eventos, palestras entre outras atividades que levem as pessoas a refletirem e discutirem a alimentação. Em 2016 o tema escolhido pela FAO foi “O clima está mudando: a alimentação e a agricultura também”, e o encontro realizado na UFGD seguirá a mesma linha de raciocício.

Desde o ano passado o Projeto de Extensão “Dia Mundial da Alimentação: desmitificando a alimentação, construindo novos conceitos” é desenvolvido em Dourados sob coordenação da professora do curso de Nutrição, Bruna Menegassi.

A realização desse projeto tem como objetivo promover o debate acerca da alimentação e desenvolve ações articuladas com diferentes grupos sociais, reunindo experiências e saberes múltiplos e promovendo troca de conhecimentos acadêmicos e populares, mantendo o compromisso da Universidade de contribuir com a comunidade local.

*O PET-Saúde/GraduaSUS é desenvolvido em parceria entre UFGD e UEMS e atua na aprendizagem tutorial com grupos interdisciplinares dos cursos de Medicina, Nutrição e Psicologia da UFGD, e enfermagem da UEMS. Atualmente, as atividades do PET acontecem no Hospital Universitário, em Unidades Básicas de Saúde, na Unidade de Pronto Atendimento do município e em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Confira a programação do evento:

08h – 08h30: Inscrições no local e café da manhã de recepção aos participantes

08h30 – 09h: Abertura do evento

09h – 9h30: Apresentação: "Mudanças climáticas globais: suas escalas, o contraditório e a complexidade por trás dos desafios políticos, econômicos e sociais". (Prof. Dr. Charlei Aparecido da Silva e M.Sc. Natália Karoline de Carvalho Soares - pesquisadores do Laboratório de Geografia Física, da Faculdade de Ciências Humanas - UFGD)

09h30 – 10h: Apresentação “Entomofagia: contribuições para a Segurança Alimentar e o Meio Ambiente”. (Ariana Vieira Alves. Bióloga, Doutoranda em Ciência e Tecnologia Ambiental - UFGD)

10h – 10h30: Apresentação "A produção de alimentos e os impactos para a soberania e segurança alimentar". (Profa. Dra. Verônica Gronau Luz - Curso de Nutrição, FCS-UFGD)

10h30 – 11h45: Mesa de diálogo

11h45 – 12h: Encerramento e entrega de certificados.