acessibilidade

Início do conteúdo da página
Março
08
2016

Dia da Mulher: conheça alguns livros da Editora da UFGD que abordam o tema

  Atualizada: 08/03/2016
O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para reflexão, debate e conscientização acerca das lutas, das conquistas e dos direitos das mulheres.
 
A data está relacionada a um incêndio ocorrido em uma fábrica têxtil de Nova York, em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20.

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. Somente em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 60, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.
 
Diversos títulos da Editora da UFGD tratam de assuntos relacionados à mulher, sob diferentes enfoques. Confira alguns:
 
TEMPOS DIFERENTES, DISCURSOS IGUAIS: A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO CORPO FEMININO (ANA MARIA COLLING)

A história das mulheres é uma história recente. Os homens descreveram-nas, foram seus porta-vozes, e com este procedimento as enclausuraram, tornando-as invisíveis. Por este motivo, é necessário que a história geral passe a ser entendida como resultado de interpretações, de representações, que têm como fundo relações de poder. Essa pesquisa demonstra em textos diferenciados que o corpo feminino não foi simplesmente uma construção (exclusivamente) histórica, mas filosófica, médica, pedagógica, psicológica, jurídica. Tais práticas discursivas e não discursivas, como nos ensina Michel Foucault, articulam-se de uma maneira às vezes imperceptível, mas, no final, todas receitam o que é ser homem, o que é ser mulher, e os papéis sociais designados a ambos: descrevem como se fazem as mulheres em determinada cultura; como se faz um corpo sexuado feminino. Ano de publicação: 2014.
Disponível em: http://200.129.209.183/arquivos/arquivos/78/EDITORA/catalogo/tempos-diferentes-discursos-iguais-a-construcao-historica-do-corpo-feminino-ana-maria-colling-1.pdf
 
AS MULHERES E A HISTÓRIA: UMA INTRODUÇÃO TEÓRICO METODOLÓGICA (LOSANDRO ANTONIO TEDESCHI)
Pesquisar, escrever, visibilizar uma história das mulheres é um empreendimento relativamente novo e revelador de uma profunda transformação: está vinculado diretamente à concepção de que as mulheres têm uma história e não são apenas destinadas à reprodução, que elas são agentes históricos e possuem uma historicidade relativa às ações cotidianas das relações entre os sexos. Ambiciosa, e necessária, com certeza esta pesquisa tem se desenvolvido no mundo ocidental há mais de quarenta anos. Com efeito, há uma teoria e uma historiografia da história das mulheres a partir das quais se pode elaborar os primeiros balanços críticos e se questionar sobre o sentido, as dificuldades, os efeitos destas. A presente obra é apenas um grão de areia no mar da história das mulheres. Ano de publicação: 2012.
Disponível em: http://200.129.209.183/arquivos/arquivos/78/EDITORA/catalogo/as-mulheres-e-a-historia-uma-introducao-teorico-metodologica-losandro-antonio-tedeschi.pdf
 
RELAÇÕES DE GÊNERO: DILEMAS E PERSPECTIVAS (MARISA DE FÁTIMA LOMBA DE FARIAS)
As reflexões apresentadas nesta obra resultaram do I Seminário Relações de Gênero: dilemas e perspectivas, realizado em março de 2007. O evento foi organizado pela Universidade Federal da Grande Dourados em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Com este livro, os/as pesquisadores/as intencionam espalhar, com toda a intensidade, construções teóricas que possam se lançar por caminhos diversos, iluminar os becos e chegar aos lugares bem mais cedo do que se espera, antes que seja tarde para uma transformação significativa nas relações de gênero. Ano de publicação: 2009.
Disponível em: http://200.129.209.183/arquivos/arquivos/78/EDITORA/catalogo/relacoes-de-genero-dilemas-e-perspectivas-marisa-de-fatima-lomba-de-farias.pdf
 
 
DICIONÁRIO CRÍTICO DE GÊNERO (ANA MARIA COLLING E LOSANDRO ANTONIO TEDESCHI – oRGS.)

Após o silêncio escuro do laboratório vem a síntese em plena luz. Eis aqui, disponível a todos, meio século de reflexão e pesquisa sobre a história das mulheres, as relações entre os sexos, sua diferença, as sexualidades, o gênero. Testemunha dos progressos alcançados, das descobertas que mudaram nosso comportamento e talvez nossas vidas, pelos caminhos de liberdade que o conhecimento abre, este Dicionário, pioneiro, original, doravante ferramenta indispensável de trabalho, é um registro dos nossos saberes e um incentivo a continuar.
 
 
Para acessar o catálogo completo, visite:
http://portal.ufgd.edu.br/setor/editora/catalogo#
 
 

Fonte: Editora



    Fotos