Desfile da Pediatria encerra semana de festividades no HU-UFGD

Atualizada: 16/12/2016
Com roupas novas, presentes e muitos sorrisos, pequenos pacientes tiveram tarde de emoção e diversão

Na tarde desta quinta-feira (15), diversão e muita emoção tomaram conta do solário da Pediatria do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD). Foi uma confraternização em grande estilo, com desfile de moda, brinquedos, presentes, lanche especial e a presença do Papai Noel.

Esta segunda edição do Desfile de Natal da Pediatria foi organizada pela Associação dos Voluntários do HU-UFGD (AVHU-UFGD), com a participação da equipe assistencial e outros colaboradores do hospital e parceria de empresários e empreendedores locais.

Com decoração e tapete vermelho, a passarela recebeu os pequenos modelos, que ganharam de presente as peças de roupa com desfilaram, doadas pelas lojas parceiras. Acompanhados por suas mães, e sob a supervisão da equipe de assistência, as crianças encantaram a todos com seus sorrisos e brilho no olhar.

“É sempre muito gratificante ver e participar dessas iniciativas, ainda mais porque são espontâneas: a equipe se mobiliza e faz acontecer. Isso é humanização, e o mais importante é o bem-estar proporcionado aos pacientes”, comenta a superintendente do HU-UFGD, Mariana Croda.

Os presentes entregues a cada criança pelo Papai Noel também resultaram de doações voluntárias, como a do projeto Bom Samaritano, da Escola Franciscana Imaculada Conceição, que já e uma ação tradicional da escola junto ao HU-UFGD.

Mais parceiros
Também contribuíram para a realização do II Desfile de Natal da Pediatria as lojas Lilel, Macieira, Gente Pequena, Tip Top, Yass, Nikkei, Minduim, Villa Dondoca Kids, Maricota, Lilica e Tigor, Schess, Laços Sonhos de Princesas, Revista Celebrar, fotógrafos Rafael Souza Messa da Cunha e Laura Luiza Ávila Praconi, Festas e Fricotes, Grupo Espírita Ismael, Coro Emanuel da 1ª Igreja Batista e Clínica Valéria Guerra.

Estética do Coração
Os preparativos para o desfile envolveram muitas parcerias importantes e doações que vão além do aspecto material. É o caso do projeto Estética do Coração, que há dois anos atua no HU-UFGD com atendimentos para as mães que têm crianças internadas. A equipe, organizada pela médica Valéria Guerra, dedicou a ação de dezembro à preparação das mães e crianças que participaram do Desfile da Pediatria. Cabelo, maquiagem e apoio espiritual deixaram mães e crianças ainda mais bonitas e prontas para a passarela.

“O que a gente quer é mostrar a essas pessoas que elas não estão sozinhas, que a mão de Deus está sobre elas, e se estamos aqui é pela vontade Dele”, diz Valéria, enfatizando o apoio espiritual oferecido por meio da escuta das mães e orações pelas crianças, trabalho de “intercessão” que é feito por voluntárias integrantes da equipe.

“É muito bom ter um momento assim, porque, estando no hospital, a gente vive tão preocupada que às vezes nem se lembra de pentear o cabelo”, comenta Roseane Gonçalves, que há 18 dias acompanha o filho internado.

Café da manhã com brindes
Para outras mães, a quinta-feira também foi de confraternização, com um café da manhã especial promovido pela equipe do Banco de Leite Humano (BLH) do HU-UFGD. Reunidas no refeitório do hospital, as mães que têm bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal ou na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) desfrutaram do momento de descontração e ganharam brindes doados pela equipe.

Seresta de Natal
A segunda edição da Seresta de Natal do HU-UFGD surpreendeu colaboradores e pacientes com uma coletânea muito especial, com trechos de canções em cinco idiomas: latim, português, guarani, inglês e espanhol.

Composto por trabalhadores de diversos setores, o grupo foi formado de maneira voluntária e se apresentou nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, cantando nos corredores e em vários setores do hospital.

Veja as fotos:
Fim de Ano