Curso de Direito é destaque no Exame da Ordem e no Enade

Atualizada: 26/09/2016
A coordenação do curso ressaltou o resultado positivo em avaliações externas como a do Selo OAB Recomenda, do Ranking Universitário da Folha de S. Paulo e do Guia do Estudante da Editora Abril.

O curso de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) conquistou a maior aprovação (52,17%) no Exame de Ordem Unificado entre os cursos de Direito de Mato Grosso do Sul, de acordo com dados oficiais da Ordem dos Advogados do Brasil (2016.1).

Atestando o comprometimento pedagógico, o curso de Direito ainda foi condecorado em janeiro de 2016 pelo Selo OAB Recomenda por ter alto índice de aprovação no Exame de Ordem Unificado e de resultado positivo no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). A 5ª edição do Selo de Qualidade recomendou apenas 139 bacharelados em Direito em todo o Brasil. Dos 1,3 mil cursos de Direito, apenas 10% receberam o Selo OAB Recomenda, cujo objetivo, segundo o presidente nacional da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, é estimular a qualidade do ensino jurídico no país.

O curso de Direito da UFGD também foi o melhor avaliado das universidades públicas de Mato Grosso do Sul no Ranking Universitário publicado em setembro de 2016 pela Folha de S. Paulo, ficando na 150ª posição no país. No quesito de qualidade do ensino é o melhor curso no estado entre as públicas e privadas, alcançando a 81ª posição em nível nacional. Na mesma avalição o curso consta em 20º lugar, no âmbito nacional, em desempenho dos alunos calculado com base na nota do Enade. O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012.

Também em setembro de 2016, o Guia do Estudante da Editora Abril publicou a lista dos cursos recomendados pela publicação e o curso de Direito da UFGD recebeu três estrelas. Essa avaliação de cursos se dá através de “uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas)”.

Para o coordenador do curso,  Antônio Zeferino da Silva Junior, ainda que os muitos reconhecimentos atestem méritos e tragam alegrias, o curso de Direito está para além de honrarias, selos e índices de aprovação. “Em dias difíceis em que vive o Brasil, pensar o curso de Direito para uma nova Democracia mais humana, justa e plural é responsabilidade de todos e todas. Os resultados positivos do ano de 2016 são cristalinos, inquestionáveis e atestados nacionalmente. É visível o trabalho e o comprometimento de todos e todas que acreditam no curso de Direito da UFGD”, afirmou.

Antônio Zeferino explica que o corpo docente efetivo do curso de Direito é formado por 17 professores, todos mestres e doutores, e que entre o final de 2015 e o início de 2016 o curso passou por uma reestruturação do seu quadro docente com a efetivação de três novos professores mestres e doutor. O curso ainda terá mais um professor, com nomeação prevista para este ano, por meio do edital de concurso em andamento para professor doutor em Direito.

O coordenador também falou sobre a importância e o fortalecimento do Simpósio Jurídico, organizado pelo Centro Acadêmico Águia de Haia em parceria com os professores do curso, como um evento imprescindível para o bom debate jurídico na Região da Grande Dourados. A terceira edição do evento foi realizado em agosto de 2016 e contou com palestrantes nacionais e internacionais.

A aprovação junto a CAPES para a criação do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos, também foi elencada como uma conquista entre as muitas da Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR-UFGD), através do comprometimento do seu corpo docente, discente e técnico-administrativo. A seleção para o ingresso da primeira turma foi realizada no primeiro semestre de 2016 e o mestrado possui duas linhas de pesquisa: “Fronteiras, Desenvolvimento e Integração Regional” e “Direitos Humanos, Cidadania e Fronteiras”.

Fonte: Coordenação do curso de Direito com edição da ACS