Conselhos aprovam proposta orçamentária da UFGD e do HU para 2017

Atualizada: 15/12/2016
Nesta terça-feira e quarta-feira, foi realizada a reunião plenária dos Conselhos – Conselho Universitário, Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura e Conselho de Curadores – para a aprovação da Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do Hospital Universitário, no valor de R$ 70,6 milhões, e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no valor de R$ 212 milhões.

Durante a apresentação das planilhas aos conselheiros, a pró-reitora de Avaliação Institucional e Planejamento, Jaqueline Severino da Costa explicou como é elaborada e quais são as diretrizes da Proposta Orçamentária e mostrou comparativos com os anos anteriores. Entre os pontos destacados estiveram mais um ano de queda nos recursos para investimentos (obras e equipamentos) e o aumento da folha de pagamento causado pela progressão na carreira dos servidores, como, por exemplo, a passagem de docentes para a classe de professor associado.

Dos R$ 212 milhões da PLOA de 2017, R$ 158 milhões são para pessoal e encargos sociais, R$ 47,4 milhões para outras despesas correntes e R$ 6,4 milhões para investimentos. No entanto, a PLOA é uma previsão e nos últimos anos o Governo Federal enviou um valor menor para ser executado.

Para ilustrar o corte consecutivo dos recursos para investimentos, no ano de 2015 a PLOA foi de R$ 14,7 milhões e o que realmente foi enviado pelo Governo Federal foi praticamente a metade, R$ 7,3 milhões. Em 2016, a PLOA previa R$ 9,9 milhões e vieram apenas R$ 6,4 milhões. Enquanto que em 2017 o Ministério do Planejamento só autorizou colocar R$ 6,4 milhões na PLOA. Desses R$ 6,4 milhões, R$ 2,4 milhões são de arrecadação própria da UFGD. No entanto, não é certeza que esse valor retorne para a Universidade. A pró-reitora Jaqueline Severino da Costa comentou que foram necessárias muitas reuniões em Brasília para que o montante de R$ 1 milhão de arrecadação própria de 2016 realmente voltasse para a UFGD.

A preocupação apontada pela Pró-Reitoria é de que a redução nos investimentos é feita enquanto existem vários prédios por terminar e cursos que ainda estão em implantação, o que implica justamente no corte de recursos bem no momento em que os usuários estão aumentando.

NOVAS BOLSAS
Durante a manhã de terça-feira, cada Pró-Reitoria da UFGD apresentou detalhes do seu orçamento e destacou as novidades. Sobre os programas de bolsas existentes, todos os pró-reitores afirmaram que a quantidade foi mantida, sem redução, e com a readequação orçamentária de 2016, foi possível destinar mais recursos como complementação de vários programas de bolsas que serão referentes aos seis meses do 2º semestre letivo de 2016.

Para o ano de 2017 são 11 novos programas. Na Pró-Reitoria de Graduação, a novidade é a bolsa para Monitoria Indígena (04 bolsas). Na Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis as novas bolsas são: Arbitragem (24 bolsas), Atleta (100 bolsas), Alternância (150 bolsas), Auxílio Transporte (100 auxílios), Concurso Ideias e Soluções (75 bolsas) e Auxílio Pedagógico (32 auxílios).

Na Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa, as novidades são as bolsas: Pesquisador Sênior (12 bolsas) e Pesquisador Ingressante (09 bolsas).

Na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, as bolsas novas são: Centro de Formação (03 bolsas), Interface (20 bolsas) e Ligas Acadêmicas (20 bolsas). Também estão previstas novos projetos e eventos, entre eles o UFGD Mais Saúde, Integra UFGD, UFGD Sustentável, UFGD sem opressões e o Centro de Formação.

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
A Proposta Orçamentária de custeio para o Hospital Universitário para 2017 é de R$ 70,6 milhões, divididos entre R$ 34,3 milhões (R$2,5 milhões para diárias e passagem, R$ 10,8 milhões para material de consumo, R$ 20,8 milhões para contratos e serviços essenciais e R$ 96 mil para auxílio financeiro a estudante) e R$ 36,2 milhões de pessoal MEC.