acessibilidade

Início do conteúdo da página
Novembro
28
2016

​Conscientização sobre lesões por pressão visa minimizar riscos aos pacientes no HU

  Atualizada: 28/11/2016
Pelo segundo ano consecutivo, os profissionais da assistência à saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) participam da campanha “Mude de lado e evite a pressão”, idealizada pela Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest). O objetivo é prevenir a úlcera por pressão, um problema de saúde mundial que acomete principalmente pacientes acamados, idosos e pacientes com longa permanência hospitalar.                                                                                                                                                                                                                                           
Elaborada pela Comissão de Cuidados com a Pele do hospital, a atividade está sendo realizada durante todo o dia de hoje (25), com a entrega de material educativo, tanto para colaboradores quanto para cuidadores de pacientes, explicando a relevância em se fazer a prevenção da úlcera por pressão.
 
Além disso, integrantes da comissão estão percorrendo os diversos setores do HU-UFGD ministrando orientações e esclarecendo eventuais dúvidas dos funcionários que atuam diretamente no atendimento a pacientes acamados.
 
Uma das informações repassadas pelo grupo é de que a adoção de medidas preventivas reduz os custos hospitalares, a carga de trabalho dos profissionais e evita mortes, sendo um dos principais cuidados a mudança de posição do paciente, desde os primeiros momentos em que estiver internado. Para tanto, cada local recebe o relógio de mudança de decúbito, um impresso que indica os horários em que a equipe da assistência deve fazer as trocas de posições.
 
A ação é realizada em consonância com as orientações do Ministério da Saúde e órgãos nacionais e internacionais que tratam do tema, que, neste ano, teve como dia mundial a data de 17 de novembro.
 
Cuidados
 
No Brasil, o Programa Nacional de Segurança do Paciente, considera a lesão por pressão um evento adverso à assistência à saúde e, portanto, a incidência dessas lesões deve ser reduzida dentro das instituições. Cerca de 95% das úlceras por pressão podem ser evitadas com a adoção de medidas simples, como: alívio da pressão, mudança de posicionamento dos pacientes e cuidados adequados com a pele.
 
Os locais comumente mais afetados são a região sacral (final da coluna vertebral, acima do cóccix) e os calcâneos (ossos que formam os calcanhares). As úlceras causam danos consideráveis aos pacientes, dificultando o processo de recuperação funcional, ocasionando dor e levando à graves infecções, tendo sido associadas a internações prolongadas, sepse (infecção generalizada) e mortalidade.
 
Segundo dados da National Pressure Ulcer Advisory Panel, nos Estados Unidos a prevalência de úlcera por pressão em hospitais é de 15% e a incidência é de 7%. No Reino Unido, casos novos acometem entre 4% a 10% dos pacientes admitidos em hospitais. No Brasil, embora existam poucos trabalhos sobre incidência e prevalência de úlcera por pressão, um estudo realizado em um hospital geral universitário evidenciou uma incidência de 39,81%.
 
Comissão de Cuidados com a Pele
 
Criada em 2008, a Comissão de Cuidados com a Pele do HU-UFGD é um grupo multiprofissional que atua com o objetivo de orientar os trabalhadores da assistência à saúde quanto à realização de curativos, conscientizar sobre a prevenção de lesões de pele e incentivar à capacitação da equipe.
 
No HU-UFGD, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Comissão foi formada por iniciativa do próprio hospital, seguindo os passos de grandes centros de saúde brasileiros. Sua atuação tem colaborado para a diminuição de casos de úlcera por pressão em pacientes internados e promove a correta elaboração de curativos.
 
Fonte: Unidade de Comunicação - HU-UFGD



    Fotos