Agosto

Congresso articula Núcleos da UFGD para debater escola e diversidade

Atualizada: 10/08/2016
Com o tema “Escola e Diversidade”, o II Congresso de Educação da Grande Dourados inseriu os quatro Núcleos da UFGD, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual (NEDGS), Núcleo de Assuntos Indígenas (NAIN) e Núcleo Multidisciplinar para a Inclusão e Acessibilidade (NuMIAc) como mediadores na programação de conferências voltadas para estudantes de graduação, pós-graduação, servidores da UFGD e professores da rede pública e privada de Dourados e Região.

O Congresso é organizado pela Faculdade de Educação, começou na noite de terça-feira (09) e prossegue até 12 de agosto, no Auditório Central da Unidade 2 da UFGD (Cidade Universitária). Junto ao evento também são realizadas a X Semana de Educação, o III Seminário Regional: Diálogos Interculturais, Currículo e Educação de Fronteira Étnico-Racial e a II Exposição de Bonecas Negras.

A primeira conferência debateu “Escola, diversidade e inclusão na perspectiva da Educação Especial”, foi ministrada pela Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes (UFSCar) e mediada pelo Prof. Dr. Leonardo Santos Amâncio Cabral (UFGD/FAED), chefe do Núcleo Multidisciplinar para a Inclusão e Acessibilidade.

Hoje, quarta-feira, às 19h, a conferência será sobre “Impasses entre diversidade e gênero na educação”, ministrada pela Profª Drª Ana Maria Colling (UFGD) e mediada pelo Prof. Dr. Miguel Gomes Filho (UFGD/FAED), chefe do Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual.

Já na quinta-feira (11), também às 19h, serão duas conferências. A primeira tratará do tema “Das imagens de ontem, dos reflexos de hoje: uma discussão sobre criança, infância e raça”, pela Profª Drª Ione da Silva Jovino (UEPG) e a segunda será sobre “Produção de Culturas infantis e as crianças negras: ancestralidade, corporalidade e oralidade”, pela Profª Drª Ellen de Lima Souza (UFSCar). A mediação será feira pela Profª Drª Eugenia Portela de S. Marques (UFGD/FAED), chefe do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB).

O encerramento do Congresso será com a conferência “Educação Escolar Indígena: conquistas, resistências e subversões”, ministrada pela Profª Drª Adir Casaro Nascimento (UCDB) e mediada pela Profª. Drª. Adriana Sales – (UFGD/FAIND), chefe do Núcleo de Assuntos Indígenas (NAIN).

ABERTURA
A abertura do Congresso aconteceu na noite de ontem (09) com apresentação cultural do Grupo de Dança e Ginástica Travessias, que é coordenado pela professora Jaqueline Nunes e foi criado no Laboratório de Práticas Corporais da Faculdade de Educação.

Em seguida ocorreu a solenidade oficial com as falas dos organizadores do Congresso, dos chefes dos Núcleos da UFGD e da pró-reitora de Ensino de Graduação, Paula Pinheiro Padovese Peixoto, como representante da reitora Liane Calarge.

Em geral, foi destacada a criação do Congresso a partir do crescimento da Semana de Educação, o envolvimento dos estudantes e servidores na organização do evento, a importância do tema “Escola e Diversidade” para a formação de professores que entendam que as diferenças entre as pessoas não podem ser motivo de inferiorização por etnia, gênero ou deficiência e que o Congresso acertou em discutir diversidade no cenário atual de debate sobre o posicionamento político crítico da escola e o movimento “escola sem partido”.

Na oportunidade, os chefes dos Núcleos fizeram uma breve apresentação de cada linha de atuação e a conferencista da noite, Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes (UFSCar) também destacou a importância desses Núcleos para que a discussão tenha maior alcance e todas as licenciaturas melhorem a formação de professores.

Informações: http://congressodeeducacaoufgd.com.br/