Com vídeos, estudantes do Ensino Médio se divertem e aprendem Física

Atualizada: 15/12/2016
Para provar que aprender Física pode ser divertido e prazeroso, professores e acadêmicos da UFGD realizaram a 1ª edição da Olimpíada Física em 1 minuto: Desafio em vídeos.

Para participar da Olimpíada, estudantes das escolas públicas da região precisaram pesquisar e realizar experiências científicas utilizando conceitos da Física. A experiência devia ser filmada e apresentada em um vídeo de um minuto.

Ailon Durate Pedrosa é estudante da Escola Estadual Antonio Vicente Azambuja, e em sua opinião, as pessoas costumam associar a disciplina de Física com contas difíceis, o que não é nada atraente. Nas palavras dele, participar da Olimpíada fazendo experimentos práticos de Física foi incrível e prazeroso. Ailon, que mora e estuda em Itahum, distrito de Dourados, fez o melhor vídeo da sua escola.

Marcelys Lange e Fernanda da Silva Meira estudam na Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima, em Maracaju, e fizeram um vídeo juntas. Marcelys explica que todo jovem gosta e convive diariamente com tecnologias de comunicação, e por isso o desafio foi envolvente. Fernanda da Silva Meira gostou tanto que agradeceu à UFGD por desenvolver esse tipo de atividade junto às escolas públicas da região: “Isso é muito importante para nós, pois incentiva cada vez mais os alunos a estudarem e ter um futuro melhor”, diz a jovem.

Ailon, Marcelys, Fernanda e mais seis outros adolescentes receberam prêmio por terem feito os melhores vídeos da Olimpíada. A premiação aconteceu na abertura do IV Encontro de Física do Centro-Oeste, em 17 de outubro, na presença do professor Antonio Carlos Hernandes, pró-reitor de Graduação da USP e também um dos coordenadores da Olimpíada. A professora Ariane Baffa, da UFGD, é quem coordena a Olimpíada na região, com o apoio dos professores Andre Luis de Jesus Pereira e André Luiz Martinez.