acessibilidade

Início do conteúdo da página
Agosto
30
2016

Cinema: Projeto Direito e Arte discute efeitos da pecuária no Meio Ambiente

  Atualizada: 30/08/2016

No próximo sábado, dia 03, o projeto de extensão Direito e Arte - Alimentação, Agricultura e Sustentabilidade exibirá o filme Cowspiracy: The Sustainability Secret (A Conspiração da Vaca: O Segredo da Sustentabilidade). Após a exibição, haverá debate mediado pelo professor André Berezuk.

A sessão terá início às 14h, no auditório II da FADIR/UFGD (Rua Quintino Bocaiúva, nº 2.100, esquina com a Rua Manoel Santiago, Jardim da Figueira). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail direitoecinema@gmail.com. Serão emitidos certificados para quem obtiver 75% de presença no projeto.

O projeto de extensão Direito e Arte – Alimentação, Agricultura e Sustentabilidade realiza a exibição de filmes, sempre no primeiro sábado de cada mês, para promover a reflexão sobre questões que relacionem temas jurídicos, meio ambiente, agricultura e sustentabilidade. 

A coordenação do Direito e Arte é feita pelos professores Verônica Guimarães (FADIR) e Jairo Campos Gaona (FCBA), contando com a colaboração do técnico-administrativo Alexsandro Felix de Moura (FADIR) e da acadêmica de Gestão Ambiental Mariluci da Costa.
 

Ficha técnica:

Cowspiracy – O segredo da sustentabilidade

Direção: Kip Andersen, Keegan Kuhn

Gênero: Documentário

Nacionalidade: Estados Unidos

 

Sinopse

Cowspiracy: The Sustainability Secret (A Conspiração da Vaca: O Segredo da Sustentabilidade) é um documentário sobre meio ambiente inovador que segue o intrépido cineasta Kip Andersen à medida em que ele revela qual é a indústria mais destrutiva que o planeta enfrenta hoje – e investiga por que as principais organizações ambientalistas do mundo estão com muito medo de falar sobre isso.

A agropecuária é a principal causa do desmatamento, consumo de água e poluição e é responsável por mais gases de efeito estufa do que o setor de transporte. É o principal motor de destruição da floresta, extinção de espécies, perda de habitat, erosão do solo, de “zonas mortas” nos oceanos e praticamente todos os outros problemas ambientais. No entanto, ela continua, quase inteiramente sem contestação.

À medida em que Andersen confronta os líderes do movimento ambiental, ele descobre cada vez mais o que parece ser uma recusa intencional de discutir a questão da pecuária, enquanto denunciantes da indústria e “cães de guarda” o alertam dos riscos para a sua liberdade e até mesmo para a sua vida se ele se atrever a persistir.




    Fotos