acessibilidade

Início do conteúdo da página
Junho
28
2016

Cinema: Projeto debaterá direito ao meio ambiente, alimentação e agricultura

  Atualizada: 28/06/2016
Estão abertas até 02 de julho as inscrições para os interessados em participar do projeto de extensão Direito e Arte. A edição deste ano tem como tema “Alimentação, Agricultura e Sustentabilidade”.

Cada sessão envolverá a exibição do filme e de debate, às 14h, sempre no primeiro sábado de cada mês, de julho a dezembro de 2016, no auditório II da FADIR/UFGD (Rua Quintino Bocaiúva, nº 2.100, esquina com a Rua Manoel Santiago, Jardim da Figueira).

São oferecidas 80 vagas e serão emitidos certificados para quem obtiver 75% de presença. As inscrições são gratuitas e feitas pelo e-mail direitoecinema@gmail.com.  

PROPOSTA
Direito e Arte fará a exibição de filmes que dialogam com o mundo jurídico e o meio ambiente para promover a reflexão sobre temas que envolvam o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e a agricultura e alimentação sustentáveis.

A iniciativa consiste na escolha, exibição e debate de filmes e documentários que retratem o direito a uma vida saudável, ao acesso equitativo aos recursos da natureza e ao desenvolvimento sustentável, através de temas como: agrotóxicos; agronegócio; agroecologia; agricultura familiar; desperdício de alimentos; direito dos animais e das plantas; hortas urbanas; proteção da biodiversidade: sementes nativas; alimentos com identificação geográfica: tradição e lugar; segurança alimentar; agricultura e economia solidária e slow food.

A coordenação é dos professores Verônica Guimarães (FADIR) e Jairo Campos Gaona (FCBA) e conta com a colaboração do técnico administrativo Alexsandro Felix de Moura (FADIR).

PRIMEIRA SESSÃO
A primeira sessão já será neste sábado, 02 de julho, com o documentário Brasil Orgânico (2013), dirigido por Kátia Klock e Lícia Brancher. O filme reúne iniciativas e histórias de pessoas que têm neste cultivo uma ideologia de vida, do agricultor familiar ao grande produtor, do agrônomo ao nutricionista, do chefe de cozinha ao empresário do mercado de alimentos. É uma viagem pelos biomas contando histórias de pessoas, lugares e ideais de vida. 



    Fotos