Cineclube UFGD encerra coletânea de Hugo Carvana neste sábado

Atualizada: 28/09/2016
Encerrando a apresentação da coletânea “A Crônica Malandra de Hugo Carvana”, a comédia “Vai Trabalhar Vagabundo II – A Volta” (1991) será exibida neste sábado (01) pelo projeto de extensão Cineclube UFGD. A sessão é gratuita e começa às 17h, no cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). A classificação indicativa é de 12 anos.

De acordo com a sinopse, diante da imposição de deixar o país em plena euforia do “Brasil, ame-o ou deixe-o”, o malando Secundino Meireles resolveu fazer o mundo e acabou em Acapulco, descolando milhares de dólares de uma viúva texana rica e mal amada com um golpe surpreendente. Para voltar ao Brasil com seus dólares e encontrar uma antiga paixão, Secundino faz-se de morto e chega ao Rio num caixão para ser pranteado em falso velório por seus antigos amigos de malandragem, como o compositor Julinho da Adelaide (Chico Buarque). Na busca da amada perdida, Carmem (Marieta Severo), estupenda amante e carteadora, Dino envolve-se em mil peripécias.

A volta do malando valeu a Hugo Carvana prêmios nos principais festivais, como o de melhor ator e melhor atriz coadjuvantes no Festival de Brasília, de melhor ator, trilha, cenografia e filme do Júri Popular do Festival de Gramado e de melhor ator e melhor roteiro no Festival de Natal, todos no ano de 1991.

“Vai Trabalhar Vagabundo II – A Volta” fechará o ciclo de exibição da coletânea, que começou em 10 de setembro e envolveu os filmes: “Vai Trabalhar Vagabundo” (1973), “Se Segura Malandro” (1977) e “Bar Esperança” (1983). Obras que marcam de forma permanente a carreira do ator e diretor de todos os cariocas nos anos de 1970 e 1980.

SOBRE A COLETÂNIA
A coletânea tem o objetivo de valorizar a filmografia de Hugo Carvana e traz uma seleção de filmes que foram telecinados e tratados para resgatar a qualidade de imagem e som do negativo original, resultando em uma exibição digital que é iniciativa conjunta da MAC Produções e do Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura.

O Cineclube UFGD recebeu esses filmes do Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura que enviou o material para o circuito alternativo (universidades públicas, cinematecas, cineclubes etc) das cinco regiões do Brasil, com o objetivo de incentivar a exibição, sem fins lucrativos, de filmes raros para o público em geral – desde estudantes a pesquisadores e apreciadores da sétima arte.

Fotos: Banco de Conteúdos Culturais do Ministério da Cultura