acessibilidade

Início do conteúdo da página
Março
02
2017

​Cineclube UFGD começa mês da mulher com exibição de 'Persépolis'

  Atualizada: 02/03/2017
Neste mês de março as exibições de sábado do Cineclube UFGD vão homenagear as mulheres. No proximo dia 04, às 17h, no Auditório da Unidade 1 da UFGD, a exibição será do filme 'Persépolis', uma animação francesa de 2007, que conta a história de vida da iraniana Marjane Satrapi. 

Marjane Satrapi é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos da guerra do Irã. Com início da nova República Islâmica, Marjane é obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária, depois expatriada. 
O título é uma referência à cidade histórica de Persépolis e aborda a difícil infância, a crueldade da guerra, o extremismo religioso e a firmeza da personagem pelos seus valores e ideais.

O filme estreou no Festival de Cannes de 2007, onde recebeu o prêmio do júri. Foi lançado na França, na Bélgica e no Brasil no mesmo ano. Persépolis foi escolhido pelo governo francês para representar o país na disputa ao Oscar de melhor filme estrangeiro e, apesar de não ter sido indicado na categoria, foi um dos três indicados ao prêmio de melhor filme de animação.

O filme foi escrito e dirigido por Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud e se encaixa no gênero animação/drama.



    Fotos