acessibilidade

Início do conteúdo da página
Agosto
02
2016

Centro Brasil-Europa de Estudos de Integração Regional é aprovado pela União Europeia

  Atualizada: 03/08/2016
A Cátedra 'Centro Brasil-Europa de Estudos de Integração Regional (CEBS)', vinculado ao Programa de Pós-Graduação de Fronteiras e Direitos Humanos, da Faculdade de Direito e Relações Internacionais – FADIR/UFGD, conseguiu aprovação, juntamente com outras 68 propostas dentre as 1.011 analisadas de todo o mundo, enviadas à Agência de Execução do Audiovisual, Educação e Cultura (EACEA), responsável pela execução de programas e atividades em nome da União Europeia. 

Essa é a primeira Cátedra da UFGD que receberá recursos para as atividades ligadas à proposta, que incluem participação em eventos, publicações conjuntas, intercâmbios de pesquisadores, mobilidade de servidores e discentes dentre outas. O valor destinado anualmente será de 43.150 euros.

Um dos objetivos da Cátedra será o de fomentar as pesquisas sobre a União Europeia e o Mercosul, em especial sobre as temáticas ligadas à cooperação internacional, à integração regional, à promoção da democracia e dos direitos humanos. O espaço será de debate sobre acontecimentos internacionais contemporâneos, incentivando também o processo de internacionalização da UFGD, por meio do fortalecimento dos vínculos com as instituições europeias de ensino e pesquisa.

A Cátedra é voltada para estudantes de graduação e pós-graduação da UFGD e de outras instituições de ensino superior, em especial na área de relações internacionais, direito, ciências sociais e geografia. Servidores públicos, jovens profissionais, autoridades e representantes da sociedade civil organizada também são o público-alvo da proposta. Segundo o chefe do Escritório de Assuntos Internacionais – ESAI/UFGD, professor Tomaz Espósito Neto, o próximo passo agora é a tramitação interna para a formalização do acordo com a Comissão Europeia.

O programa é composto por três fases, uma delas é um curso introdutório sobre as origens e o desenvolvimento da União Europeia. A outra fase vai tratar da organização de grupos de estudos sobre a União Europeia. E a terceira vai abrir cursos e diálogos com autoridades e sociedade civil organizada sobre o tema.

É coordenador da Cátedra o professor Tomaz Espósito Neto, como co-coordenador está o professor Henrique Sartori de Almeida Prado e é membro o professor Cesar Augusto Silva da Silva, todos vinculados à FADIR.
 



    Fotos