2017

Candidatos ao Mestrado em Administração Pública têm até dia 10 para inscrição no Teste Anpad

Atualizada: 06/01/2017
Em 2017, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) vai oferecer 14 vagas para que servidores técnicos-administrativos(as) em educação entrem no curso de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP).

Para entrar no mestrado, o primeiro passo é fazer a prova da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Na próxima terça-feira, 10 de janeiro, encerra o prazo de inscrição para quem quer fazer o Teste Anpad 2017. Já as inscrições para a seleção do mestrado PROFIAP vão do dia 15 de janeiro a 15 de fevereiro.

Teste ANPAD
O Teste ANPAD é um exame de proficiência que avalia conhecimentos das línguas portuguesa e inglesa, bem como habilidades de raciocínios lógico, quantitativo e analítico. Esse exame será aplicado no dia 12 de fevereiro, na própria UFGD. O valor da taxa de inscrição é de R$ 350,00.  As informações completas sobre a prova estão disponíveis noa página http://www.anpad.org.br/~anpad/teste_anpad.php.

Mestrado PROFIAP
O PROFIAP é um curso de mestrado profissional em Administração Pública ofertado nacionalmente. O curso destina-se a formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupado com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade. Os servidores que concluem o curso obtém grau de mestre e obtém conhecimento cientifico e técnico para promover melhorias na gestão pública.

A maior parte das vagas do PROFIAP são destinadas para os técnicos-administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). No entanto, do total de 20 vagas, seis vagas são disponibilizadas como demanda social, abertas para qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Superior e tenha  interesse em fazer o curso.

Serão aprovados os candidatos com maior nota no Teste ANPAD (Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Administração). Serão aceitos os resultados dos Testes ANPAD realizados entre junho de 2015 e fevereiro de 2017. Sobre os critérios de desempate e outras informações importantes, é necessário ler o edital completo: http://www.profiap.org.br/profiap/editais/profiap-edital-005-2016.pdf.  Quem tiver dúvidas, ainda pode entrar em contato pelo email profiap@ufgd.edu.br ou pelo telefone 3410-2063.

Qualificação para os TAES
Em 2005 foi publicada a primeira versão do Plano de Cargos e Carreira dos Técnicos-Administrativos em Educação (PCCTAE). A partir de então, os TAEs passaram a ser considerados como servidores que exercem funções, direta ou indiretamente, essenciais para a universidade exercer seu papel de promover ensino, pesquisa e extensão.

Diante disso, tornou-se de grande importância que o corpo de servidores técnicos-administrativos(as) tivesse acesso e incentivo à qualificação. Desde 2014, o Mestrado Profissional em Administração Pública é oferecido em parceria entre a UFGD e o Ministério da Educação. O objetivo é que TAEs da universidade possam se qualificar na própria instituição e, através das pesquisas desenvolvidas, contribuam melhorando aspectos da administração da instituição e dos serviços oferecidos ao público universitário e comunidade externa.