acessibilidade

Início do conteúdo da página
Maio
05
2016

Campanha marca o Dia Mundial da Higienização das Mãos no HU-UFGD

  Atualizada: 05/05/2016
Com informações e demonstração prática, CCIH reforça a importância da técnica correta no controle de infecções

Para marcar o Dia Mundial da Higienização das Mãos – 5 de Maio – a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande dourados (HU-UFGD) desenvolveu nesta quinta-feira (5) uma campanha informativa, chamando a atenção dos colaboradores do hospital para a relevância de se lavar as mãos e fazer o uso do álcool em gel. 

Posicionados no hall de entrada dos funcionários durante os horários de entrada, saída e troca de turno, os representantes da CCIH convidaram quem passava para testar a técnica de higienização das mãos de cada um. Depois de “lavar” as mãos com um preparado especial, o participante pode observar, sob a luz negra da “Caixa da Verdade” a eficácia do seu método de higienização. 

“As parte da mão que ficam tingidas são as que foram bem esfregadas. Onde a pele não teve contato com a tinta, ou onde não houve boa fricção, é justamente onde a sujeira e as bactérias podem ficar escondidas. Isso favorece todo tipo de contaminação, desde a transmissão entre pacientes até o risco de levar para casa esses microrganismos”, explica o enfermeiro Fuad Fayez Mahmoud. 

A enfermeira Rose Aparecida Assumpção avalia que a receptividade dos colaboradores foi bastante satisfatória. “Os comentários que recebemos foram positivos, as pessoas acham importante esse tipo de ação. Muita gente fica surpresa até, ao descobrir que está precisando melhorar a técnica de higienização das mãos”, comenta. 

Sione Nacimento Nunes, colaboradora do Setor de Hotelaria Hospitalar, foi uma das participantes que elogiou a iniciativa: “É muito bom, principalmente porque a gente descobre onde está falhando e toma mais cuidado”. 

O hábito de lavar as mãos previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde. Utilizar o álcool em gel é eficaz contra todos os tipos de germes (incluindo o vírus da gripe H1N1), além de matar a quase totalidade das bactérias. Porém, a total higienização e prevenção de doenças serão garantidas com a lavagem das mãos com água e sabonete, reforçando a remoção mecânica de parasitas. 

Todos os anos a CCIH marca o Dia Mundial da Higienização das Mãos com atividades junto aos colaboradores. Este ano, além das demonstrações com a “Caixa da Verdade”, houve também exibição de vídeos informativos, mural, banners e veiculação diária da música “Lavo a Mão”, composta para a campanha do ano passado.




    Fotos