CALOURO: Conheça as diferentes bolsas oferecidas na UFGD

Atualizada: 21/06/2016
Durante os eventos de Boas-Vindas que fizeram parte da programação de Recepção dos Calouros, em 14 e 15 de junho, as Pró-Reitorias da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) apresentaram para os novos estudantes de 2016 os principais programas relacionados aos discentes. O objetivo foi acolher e apresentar a universidade.

Em suas falas, todos os coordenadores e pró-reitores destacaram a necessidade de navegar pelo portal eletrônico da UFGD e conhecer as oportunidades oferecidas pela universidade no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.

Como cada seleção para as bolsas é aberta através de edital, documento que apresenta detalhadamente os procedimentos para participar dos programas, em tom descontraído, o pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Pablo Lollo fez os calouros repetirem um juramento que afirmava várias vezes que eles iriam ler na “totalidade” os editais. Em pé e com a mão direita erguida, os novos alunos firmaram o compromisso e deram muita risada no final no juramento.

Mais do que auxílio financeiro, o vice-reitor Márcio Eduardo destacou que além de assistir e cumprir as disciplinas com sucesso, participar dos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, com bolsa ou voluntariamente, são oportunidades para que os estudantes ampliem seu currículo e acrescentem qualidade na sua formação.

“O que desejamos é que vocês aproveitem o máximo o conhecimento oferecido pela Universidade e transformem a sociedade. Nós estamos de portas abertas para atendê-los”, afirmou o vice-reitor.

Conheça algumas das bolsas:
Auxílio Emergencial
Bolsa Permanência
Auxílio Alimentação
Programa de Incentivo à Participação em Eventos Científicos
Programa de Apoio à Mobilidade Acadêmica Internacional

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)
PIBIC vinculado ao Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBIC para o Ensino Médio
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)

Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura (PROLICEN)