Novembro

Baja Guaicurus é apresentado oficialmente

Atualizada: 13/11/2015
A equipe do Projeto UFGD Baja lançou oficialmente o Baja Guaicurus - primeiro veículo off-road produzido na Universidade. O evento que apresentou o veículo à comunidade aconteceu na noite desta quinta-feira (12), no auditório central da Unidade 2 da UFGD. O Baja Guaicurus foi desenvolvido por estudantes das Engenharias Mecânica, Agrícola, de Energia e de Produção da UFGD e do curso de Engenharia Física da UEMS.

O Baja Guaicurus é um carro pequeno, em formato de gaiola, e construído em estrutura tubular. O veículo tem cabine para apenas um piloto e é equipado com motor de 305 cilindradas e 10 cavalos de potência. O carro foi totalmente montado pelos alunos participantes do Projeto UFGD Baja, o que possibilitou a eles a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na Universidade.

No início da cerimônia de lançamento, os integrantes de uma mesa formada por Guilherme Biscaro, diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Etienne Biasotto, diretor da Faculdade de Engenharia (FAEN), e o chefe de gabinete Henrique Sartori, representando a Reitoria, parabenizaram a Equipe Baja Guaicurus e ressaltaram a relevância do projeto.

O professor Natanael Takeo Yamamoto, coordenador do UFGD Baja, fez a apresentação oficial, explicando as características do Projeto. Segundo ele, o nome Baja Guaicurus foi escolhido em homenagem aos índios da região de fronteira, que se notabilizaram por serem velozes e guerreiros.

A equipe conta com 20 alunos, dois coordenadores e seis colaboradores, entre estudantes, docentes e técnicos. “Com esse projeto, sempre pensamos em desenvolver o conhecimento dos alunos de forma prática e também em encontrar potencialidades de produtos e técnicas a serem aplicadas junto ao dia a dia de atividades da agropecuária e da indústria”, explicou Natanael. Guilherme Simon, integrante do Projeto, ressaltou o aprendizado que teve ao participar da iniciativa: “a gente aprende mais do que construir um carrinho. Aprendemos a trabalhar em equipe”.

Entre os dias 20 e 22 de novembro, a Equipe Baja Guaicurus disputará sua primeira prova em competições oficiais, durante a etapa Regional Sul da Competição Baja SAE, que será realizada no município de Gravataí (RS).