Aumenta a exigência para ingressar pelo Sisu nos cursos da UFGD

Atualizada: 26/01/2017
A divulgação da atualização da nota de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), às zero hora de hoje, 26 de janeiro, mostrou o crescimento da pontuação mínima necessária para ingresso nos cursos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Na comparação com a primeira nota de corte, a exigência aumentou em todos os 36 cursos ofertados e especialmente para as Engenharias, que subiram no ranking dos 10 cursos mais concorridos. De um dia para o outro, a maior oscilação foi apresentada no curso de Engenharia de Alimentos, com um aumento de 104,42 pontos, passando dos 503,26 (dia 25) para 607,68 (dia 26).

Essas mudanças nas notas de corte podem indicar que candidatos com melhor pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passaram a ter mais interesse nas vagas da UFGD. Essas alterações são comuns e acontecerão até o encerramento das inscrições, em 27 de janeiro, já que durante todo o período de inscrições o candidato pode verificar a nota de cada curso e mudar a candidatura, aumentando as suas chances de aprovação.

Por enquanto, os 10 mais concorridos são: Medicina (781,98); Direito (717,56); Engenharia Civil (689,26); Engenharia Mecânica (677,38); Relações Internacionais (674,50); Psicologia (663,82); Agronomia (641,76); Engenharia de Computação (639,72); Engenharia de Produção (637); e Engenharia de Energia (636,44).

O Sisu é um sistema eletrônico gerenciado pelo MEC que seleciona alunos para 131 instituições de ensino superior, entre elas a UFGD, que nesta edição de 2017 oferece 969 vagas em 36 cursos de graduação. Para disputar as vagas os candidatos precisam ter participado da edição de 2016 do Enem e não ter zerado na prova de redação.

Como é calculada a nota de corte?
Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos.
Fonte: Sisu

INFORMAÇÕES: http://cs.ufgd.edu.br/sisu/2017