Atuando com as escolas públicas, UFGD incentiva a formação de futuros cientistas

Atualizada: 15/12/2016
Acadêmicos do curso de Física da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) estiveram em Deodápolis participando da feira científico-cultural da Escola Estadual 13 de Maio, no último dia 17. Na ocasião, os estudantes do Ensino Fundamental e Médio e da Universidade puderam trocar informações e se divertir, debatendo conceitos de física através de experimentos simples.

Para André Luis de Jesus Pereira, professor do curso de Física da UFGD que organizou a atividade, esse tipo interação é fundamental para promover a aproximação da universidade com a comunidade. Participar da feira escolar é uma forma de preparar os acadêmicos da UFGD para a sua futura profissão de educador. Além disso, é uma maneira de estimular que mais crianças e jovens se apaixonem por áreas das ciências exatas.

André Luis é apenas um exemplo entre dezenas de professores da UFGD, que não apenas dão aulas aos acadêmicos, mas também realizam atividades de extensão levando cultura, arte, conhecimento e tecnologia para a sociedade, em toda região da Grande Dourados.

Incentivando a inovação e a ciência
É papel da universidade não apenas formar profissionais, mas também incentivar que mais crianças e jovens aspirem a ser pesquisadores e professores no futuro. O grande desafio é fazer com que os estudantes do Ensino Fundamental e Médio usem a criatividade e se aproximem das ciências exatas e da natureza.

Através de cursos e eventos, a UFGD busca qualificar professores dessas áreas. É o caso, por exemplo, da nova especialização em Educação Matemática e Ensino de Ciências, que está com inscrições abertas.

Além disso, por meio de ações de extensão, professores e acadêmicos da universidade vão até as escolas fomentar uma cultura científica. A participação na feira da Escola Estadual 13 de Maio, em Deodápolis, e a realização 1ª Olimpíada de Física são exemplos de como a UFGD está auxiliando estudantes do ensino público a se reconhecer como futuros cientistas.

Também pensando em estimular uma nova geração de pesquisadores e inovadores, são realizados eventos como o ENEPEX (maior evento universitário do interior do Estado, reunindo pesquisadores da UEMS e da UFGD), e o FECEN – que está com inscrições abertas para acadêmicos de todos os cursos da UFGD atuarem como organizadores.