2014

Atividades da campanha “Outubro Rosa na Universidade” vão até sexta-feira na Unidade 2

Atualizada: 28/10/2014
Todas as mulheres que frequentam o campus, em idade sexualmente ativa, podem ir até a USU para exame das mamas e coleta de material para exame preventivo

Em consonância à campanha mundial pela prevenção das mulheres ao câncer de mama, a Unidade de Suporte às Urgências (USU) da UFGD realiza de hoje à sexta-feira (28 a 31) a ação “Outubro Rosa na Universidade”. O objetivo é chamar a atenção tanto para o câncer de mama como para outro mal que acomete a população feminina, o câncer de colo de útero.

Para tanto, a equipe da USU, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e o Hospital Universitário da Grande Dourados (HUGD), vai receber alunas, professoras, técnicas e funcionárias terceirizadas para realização de exame clínico das mamas e a colpocitologia oncótica cervical, mais conhecida como exame preventivo ou teste de Papanicolau.

A ideia é prevenir com os exames e informar por meio de conversa com a equipe que estará no local. Todas as mulheres com vida sexualmente ativa da comunidade acadêmica podem participar. O atendimento será feito das 8 às 17 horas, totalmente gratuito.

Quem for a USU receberá, ainda, orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo uterino e sobre como fazer o autoexame das mamas. Entre os dias 29 e 31, também haverá aferição da pressão arterial e exames de glicemia capilar (exame em que se coleta o sangue do paciente, geralmente por meio de um furo no dedo, para avaliar a dosagem de glicose).

A Unidade de Suporte às Urgências da UFGD fica localizada no Laboratório do curso de Educação Física, em frente à quadra poliesportiva, ao lado do Centro de educação Infantil (CEI). Os telefones são 3410-2990 e 3410-2991. O atendimento é das 7 às 23 horas, de segunda a sexta, e das 7 às 12 horas, aos sábados.