Março

Artistas plásticos são convidados a participar de edital da UFGD

Atualizada: 30/03/2015
A premiação das obras selecionadas varia de R$ 2,5 mil a R$ 10 mil

Que artista não gostaria de saber que sua obra de arte está exposta em um lugar de destaque, suscitando olhares, críticas, elogios e debates? Desde 2014, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) vem lançando editais para adquirir obras de arte, com o objetivo de montar um acervo, que está em exposição para estudantes, servidores e para a comunidade externa. Atualmente, as obras estão em exposição no hall de entrada da Biblioteca Central, na Cidade Universitária, mas antes disso estiveram dispostas no salão de exposição no Prédio da Reitoria, mais próximo do público douradense.

Para aumentar seu acervo de obras de arte, a UFGD lançou recentemente um edital para selecionar esculturas, pinturas, fotografias, desenhos, gravuras e objetos decorativos. Os artistas que tenham interesse em submeter algum projeto devem se inscrever até o dia 22 de abril, conforme o edital disponível no link: http://200.129.209.183/arquivos/editais/78/PROEX/004%20Edital%20Obras%20de%20Arte.pdf

Valor das premiações

A premiação das obras selecionadas varia de R$ 2,5 mil a R$ 10 mil. O valor mais alto de premiação é para a categoria Escultura Externa, que chega a R$ 10 mil, pois será selecionada uma obra de no mínimo 1 metro de altura, com o objetivo de ser instalada em áreas externas da Universidade, tais como gramados ou no Centro de Convivência.

Outra premiação volumosa é para a categoria Fotografia B, que se refere a um conjunto de três fotos dialogando entre si, com dimensão mínima individual de 61 x 50 cm, e que devem ser entregues em moldura preta, com vidro antirreflexo. O valor a ser pago para a obra selecionada é de R$ 5 mil.

Nas categorias Escultura Interna, Pintura A (dimensões mínimas de 1,50 X 1,00 metros), Escultura Interna (tamanho mínimo de 50 centímetros de altura) e Gravura, o valor a ser pago é de R$ 4 mil. Nas categorias Pintura B (com dimensões mínimas de 1,00 X 0,90 metros) e Objeto, a premiação é de R$ 3 mil. Por fim, nas categorias Desenho e Fotografia A, o prêmio para as obras selecionadas é de R$ 2,5 mil.

Educar pela arte

A UFGD completa 10 anos em julho e, desde sua criação, a Universidade vem se destacando como a principal fonte de fomento à cultura regional. Com a promoção de festivais de teatro, música, audiovisual, feira do livro e da leitura, entre outros grandes eventos, a UFGD promove diferentes expressões culturais dentro e fora da instituição. A aquisição de obras de artes visuais faz parte dessa política de incentivar a educação por meio das expressões culturais dos povos de Mato Grosso do Sul e do Brasil.