Alunos do Terceira Idade na Universidade visitam UFGD pela primeira vez

Atualizada: 04/12/2015
Aulas começam no próximo dia 07, início do segundo semestre de 2015

O campus da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) recebeu, nesta quarta-feira, a visita de novos estudantes do programa Terceira Idade na Universidade.

O programa oferece a idosos a possibilidade de inscrição gratuita em disciplinas da graduação com intuito de aprofundar seus conhecimentos e estimular a troca de saberes com os acadêmicos e servidores da UFGD.

O senhor Reinaldo Santo Gonçalves, 62 anos, nunca havia entrado em uma universidade. Durante a visita de hoje, explicou sua motivação para se matricular na disciplina de “Ambiente de negócios e finanças pessoais”. Ele trabalha há anos no comércio e acredita que há muito o que aprender: “A gente trabalha tanto, tanto! E não consegue economizar. Agora eu pretendo dar um jeito na minha vida”, conta, sorrindo, o comerciante.

Já o senhor José da Silva Costa, 63 anos, tem planos maiores. Entrando, também, pela primeira na universidade, o aposentado terminou o ensino médio pelo programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), tomou gosto pelos estudos e agora está matriculado na UFGD na disciplina “Energia na agricultura”. “Fui criado na roça e por isso gosto muito de mexer com plantas, me interesso pela Engenharia Agrícola. Mas isso aqui é só o começo. Eu ainda quero prestar vestibular e entrar para o curso de Letras. Também me interesso muito pelas palavras”, planeja o senhor José.

Terceira Idade na Universidade

As vagas em cursos de graduação da UFGD são parte do projeto de extensão "Terceira Idade na Universidade". Os editais de seleção são lançados semestralmente e o principal objetivo do projeto é promover a troca de saberes. A Universidade oferece ao público idoso a oportunidade de participar de atividades de ensino, saúde, lazer e cultura e, em contrapartida, os idosos compartilham seus conhecimentos e experiências com estudantes, professores e técnicos da Universidade.

Desde 2013, a UFGD já ofereceu 265 vagas em disciplinas de diversos cursos de graduação. Durante esses 3 anos de programa, 69 alunos da terceira idade puderam participar dessa troca com estudantes e servidores.

Este ano, foram homologadas 10 inscrições em 8 disciplinas dos cursos de Ciências Econômicas, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental, Psicologia, Relações Internacionais, Engenharia Agrícola e Engenharia de Alimentos.

Além de abrir as portas das salas de aula para as pessoas da terceira idade, a UFGD também disponibiliza, ao longo do ano, outras atividades culturais para esse público, como oficinas de artesanato, música, cinema, dentre outras. Para ficar por dentro do calendário de atividades, acesse sempre nosso portal.