Alunos da UFGD visitarão pontos históricos da colonização indígena em São Paulo

Atualizada: 19/05/2016
Os estudantes Guarani e Kaiowá do curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu e seus mestres tradicionais realizarão uma visita guiada a pontos históricos da história indígena no Brasil. A viagem acontecerá entre os dias 20 e 22 de maio e incluirá passagens pelo Museu do Pátio do Colégio e pelo Memorial da América Latina. A visita guiada será acompanhada pelo historiador Benedito Prézia (PUC-SP), além dos professores Antonio Dari Ramos (FAIND/UFGD), Levi Marques Pereira (FCH/UFGD) e Neimar Machado de Sousa (FAIND/UFGD).

No Museu do Pátio do Colégio, marco da colonização europeia do Brasil, os estudantes poderão conhecer melhor a história do projeto catequético, trazido ao Brasil pela Companhia de Jesus, aliada aos interesses da Coroa Portuguesa. Neste museu será possível analisar as práticas pedagógicas, os mecanismos e a mentalidade dos conquistadores que iniciaram a conquista da América.

Durante a visita, os estudantes encontrarão outros indígenas que vivem atualmente na cidade de São Paulo, com quem discutirão os desafios dos índios que vivem nas cidades e os preconceitos que enfrentam quanto ao reconhecimento de sua identidade em um contexto urbano.

Outro objetivo da visita guiada será o encontro entre indígenas em duas aldeias Guarani, Tekoa Pyau e Tekoa Ytu, na região do Pico do Jaraguá, arredores da cidade de São Paulo.

Fonte: FAIND