​Acompanhe as soluções para o problema com os serviços e materiais de limpeza

Atualizada: 22/02/2016
A sessão pública da nova licitação para serviços de limpeza, conservação e higienização ocorre na manhã de hoje

Em fevereiro deste ano, a empresa contratada para a execução dos serviços de limpeza e conservação na UFGD (Pedro Brum V de Oliveira – LTDA) começou a apresentar problemas na execução de suas obrigações, mais precisamente, o não fornecimento de material de limpeza e material de higiene.

Mesmo com sérias dificuldades financeiras, a UFGD tem honrado as obrigações assumidas para com a empresa, promovendo o pagamento regular e demais providências administrativas. O não atendimento contratual por parte da empresa tem causado problemas que são sentidos nas unidades administrativas e acadêmicas da nossa universidade, como, por exemplo, a falta de reposição de papel higiênico, produtos de limpeza e até mesmo a qualidade do serviço prestado.

Com o apoio da Pró-Reitoria de Administração (PRAD), a Reitoria tomou as medidas necessárias para a superação do problema. Diante do não cumprimento das obrigações contratuais por parte da empresa, uma notificação foi encaminhada à empresa e foi feito o acompanhamento constante das reposições dos produtos de higiene e limpeza. Com a exigência da universidade e constante fiscalização, a empresa passou a regularizar o serviço.

Como medida preventiva, a UFGD iniciou o processo para aquisição de produtos e materiais de limpeza e higiene, que acontecerá via licitação, visando o suporte para ações emergenciais futuras. Vale informar que a nova licitação para serviços de limpeza, conservação e higienização tem sessão pública ocorrendo hoje (22), desde às 9h (horário de Brasília), como pode ser visualizado na página da coordenadoria de compras, por meio do link: http://portal.ufgd.edu.br/divisao/licitacao/pregao

Igualmente, é importante esclarecer que o atual contrato não prevê a cobertura para todos os prédios da UFGD, sendo que a limpeza e conservação nestes locais são realizadas com periodicidade variável. O novo contrato tem a previsão de atendimento para todas as unidades acadêmicas e administrativas, sendo que a modalidade por produtividade continua, mas em formato aprimorado. O sistema de limpeza será por produtividade e por frequência de realização em cada ambiente. Nesta modalidade, existe a expectativa por parte da Administração de melhorar a eficiência dos serviços prestados e reduzir o custo.

Não mediremos esforços para prestar informações e agir na melhoria dos serviços para com aos nossos alunos, servidores e público externo que acessa a nossa universidade. Estamos à disposição para qualquer tipo de esclarecimento e ação.

Atenciosamente,

Profa. Liane Maria Calarge (Reitora)
Prof. Dr. Marcio Eduardo de Barros (Vice-Reitor)
Prof. Dr. Lino Sanabria (PRAD)