Março

Ação na entrada de visitantes visa reduzir riscos de contaminação

Atualizada: 10/03/2017
Membros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar fazem orientação básica a familiares e acompanhantes

Munidos de banner informativo e muita disposição para a conversa, os quatro enfermeiros integrantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) vêm desenvolvendo uma ação de orientação a visitantes, familiares e acompanhantes, com o objetivo de prevenir e reduzir os riscos de contaminação no ambiente hospitalar.

A abordagem acontece na sala de espera das visitas e inicia com uma mensagem bem simples: “lave as mãos!”.

A equipe explica a importância desse ato e a forma correta de executar o procedimento, e também responde a perguntas, tira dúvidas, ouve relatos. “A gente busca falar de maneira bem coloquial, bem simples, e tenta estabelecer o contato mais informal possível, para que a comunicação surta o efeito desejado. Estamos fazendo uma aproximação com a comunidade”, conta a enfermeira Rose Aparecida Assumpção, presidente da CCIH.

A ação é um desdobramento da campanha interna pela higienização das mãos, que é rotina da CCIH dentro do hospital, junto aos colaboradores. “Agora nós estamos ampliando o olhar para pacientes, acompanhantes e familiares, e essa ação se acaba agregando a outro projeto em andamento no HU, o Paciente Seguro, desenvolvido pelo Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, com a tutoria do Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul”, explica a enfermeira.

A ação na sala de espera das visitas acontece pelo menos duas vezes por semana, em dias e horários alternados, com o objetivo de atingir o maior número de pessoas possível.

Fonte: Unidade de Comunicação - HU-UFGD