Novembro

​Abertura do “Saberes Indígenas na Escola” será amanhã

Atualizada: 24/11/2015
De 25 a 28 de novembro acontecerá a I Mostra Cultural Saberes Indígenas na Escola. Quem visitar o evento poderá conhecer mais sobre tradições das etnias Terena, Guarani e Kaiowá através da dança, canto, cinema, coral, declamação de poesia, teatro, artesanato e culinária.

O objetivo é apresentar a produção de materiais didáticos específicos para educação escolar indígena e as iniciativas de valorização dos saberes tradicionais em andamento nas escolas indígenas da região de Dourados.

A abertura do evento será nesta quarta-feira, às 18h, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com apresentação cultural do Bro MC’s e uma conferência sobre Marçal de Souza, ministrada pelo Prof. Dr. Benedito Prézia (PUC-SP). As demais atividades vão acontecer na escola Tengatuí Marangatu, na aldeia Jaguapiru, em Dourados.

Já o encerramento será na manhã de sábado, com teatro, dança, o desfile “Beleza Indígena” e um  almoço típico com degustação de chicha de cana.

A Mostra Cultural Saberes Indígenas na Escola é parte da Ação Saberes Indígenas na Escola, um projeto de formação continuada para professores das aldeias, promovido pelas universidades federais da Grande de Dourados (UFGD) e de Mato Grosso do Sul (UFMS), pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e pela UEMS.

A organização do evento é realizada pela Ação Saberes Indígenas na Escola, Faculdade Intercultural Indígena da UFGD, Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas de Dourados (CEAID), Secretarias Municipais de Educação de Dourados, de Aral Moreira e de Caarapó e pela FUNAI, por meio das coordenações regionais de Dourados e de Ponta Porã.

Blog: http://imostrasaberesindigenasnaescola.blogspot.com.br
E-mail: asie@ufgd.edu.br
Fone: (67) 3410-2621

programação
25.11.2015 - quarta-feira
3h Saída de Dourados
8h Ato em Memória de Marçal Guarani e contra a violência. Local: Antônio João, MS
12h Almoço na Escola Nhanderu Marangatu
18h Apresentação cultural Bro MC’s - Local: Auditório da UEMS- Dourados, MS
18h45 Homenagem à família do Marçal de Souza
19h Conferência: Marçal Guarani. Prof. Dr. Benedito Prézia (PUC-SP)

26.11.2015 - quinta-feira
Local: EMI Tengatui Marangatu
8h Exposição de artesanato e fotografia
8h30 Teatro: grupo Ara Porã Tekove- Prof. César. EMI Ara Porã
9h30 Apresentação do grupo de alunos especiais, grupo da etnia Terena dança Siputrena- Profª Talita da EM Francisco Meirelles
10h Conferência Por uma história indígena do Nordeste. Prof. Dr. Edson Hely Silva (UFPE)
12h Almoço
13h30 Apresentação de dança kaiowá, Ore Kwera Marangatu- Profa. Marilda, do Programa Mais Educação. EMI Ara Porã
14h30 Apresentação de dança terena masculina, Hiyokexoti kipae- Prof. Edio Valério
15h30 Conferência Direito à memória e à verdade. Marcelo Zelic (Grupo Tortura Nunca Mais). Lançamento do site Centro de Referência Virtual dos Kaiowá e Guarani
18h Mostra de Cinema Indígena ASCURI / Micheli Alves Machado
1 - Tajuja, 8 minutos;
2 - Pehegue reko, 8 minutos;
3 - Agua, os guardiões do rio apa, 11 minutos;
4 - Jepe'a yta, 24 minutos;
5 - Retomada Te'yikue, 05 minutos;
6 - Retomada Yvy Marangatu, 05 minutos.

27.11.2015 - sexta-feira
8h Apresentação grupo do Prof. Maximino - EMI Ramão Martins - e Profª Noemi Francisco - EE Guateka - e Orquestra de Violões de Caarapó/MS
9h Mesa redonda com Susana Grilo Guimarães, Rita Potyguara, Teodora de Souza e Mariniza Mizoguchi. Tema: Saberes Indígenas e materiais didáticos específicos
12h Almoço