Abertura do ECOPET discute perfil do profissional do futuro

Atualizada: 22/04/2016
“Formação curricular de excelência para o profissional do futuro” foi o tema da palestra de abertura do III Encontro Regional dos Grupos de Educação Tutorial da Região Centro-Oeste (III ECOPET), realizada na noite da última quinta-feira (21), no Auditório Central da UFGD (Cidade Universitária).

A palestra foi ministrada pela Profa. Dra. Irenilza de Alencar Nääs que é docente titular na Universidade Paulista (Unesp) e colaboradora nas Universidades Federal da Grande Dourados (UFGD), Estadual de Campinas (Unicamp) e da Florida, nos Estados Unidos.

Em tom motivacional, Irenilza de Alencar Nääs destacou a necessidade de trabalhar no que gosta, pensar diferente, ter curiosidade, encarar os desafios com atitude positiva, estabelecer redes de relacionamento, valorizar a cooperação no trabalho em equipe, não perder tempo com supérfluos, entender que os riscos valem a pena e elaborar a negatividade.

“Não tenha medo errar, todo mundo erra e só erra quem faz. Então aprenda com os seus erros e com os erros dos outros. (...) Se você não ousa, não faz. Se você pensa que perderá, já perdeu. (...) O sucesso começa com a vontade. O sucesso é um estado de espírito. Acredite no seu sonho!”, defendeu Irenilza.

Como desafios para o futuro, a palestrante falou sobre as demandas de sustentabilidade que surgirão com o aumento populacional, previsto para passar de sete para 10 bilhões até 2025, e sobre as mudanças climáticas.

Já como características do profissional do futuro, Irenilza elencou sete pontos: Capacidade de trabalhar em equipe; Domínio de mais de um idioma; Atualização permanente; Domínio de tecnologia de informação; Flexibilidade; E habilidade em tomar decisões. Além disso, o profissional também precisaria ter visão do futuro, integridade, comprometimento e lidar bem com a diversidade.

Ainda comentou que, as invés de abertas, as portas do mercado de trabalho estão cada vez mais baixas e mais estreitas e o que antes era “carreira” hoje é “correria”. Por isso, seria preciso ter em mente as seguintes questões: “O seu talento e suas qualificações pessoais estão sintonizados com a nova revolução liderada pelo capital intelectual?” e “As suas habilidades atendem às exigências impostas pela concorrência de uma economia globalizada, hoje e, nos próximos anos?”.

ECOPET
Desde 20 de abril e até dia 23, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) sedia o encontro que tem como premissa fomentar o debate a respeito da educação superior e das ações desenvolvidas pelos Grupos do PET do Centro-Oeste no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, com intuito de promover uma formação de qualidade e, ao mesmo tempo, dar maior visibilidade e inserção dos grupos no cotidiano dos cursos e nas faculdades que os abrigam.

Durante o III ECOPET, os bolsistas e tutores terão oportunidade de promover, sobretudo, o intercâmbio e a cooperação entre os grupos, consolidando o modo de pensar e de fazer a educação tutorial na região Centro-Oeste, sempre buscando novas alternativas para qualificar a graduação pela reflexão e pela ação do programa como um todo. A ideia também é de estreitamento de vínculos de socialização, de conhecimento e de pertencimento, com uma programação vasta incluindo palestras, grupos de estudo e de trabalho, oficinas, reuniões de bolsistas e de tutores, atividades culturais e saraus que promoverão o sentimento de cordialidade e de pertencimento à comunidade PET.

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO

3º DIA - DATA 22/4/2016 – SEXTA-FEIRA

MATUTINO
8h30 às 10h – Reunião de tutores, reunião de interlocutores e reunião de bolsistas.
10h30 às 12h – Apresentação de trabalho/avaliação (Painel/Banner).

VESPERTINO
14h – Oficinas (grupos PET devem enviar as propostas até 15/11/15).

NOTURNO
20h – Palestra e Apresentação cultural.
      Sarau – Centro de Convivência.

4º DIA – DATA 23/04/2016 – SÁBADO
8H30 – 12h30 - Assembleia geral.