​2ª Semana de Farmácia do HU-UFGD terá palestras e coleta de medicamentos vencidos

Atualizada: 20/09/2016
As inscrições para as palestras estão abertas e serão realizadas em três etapas, para públicos distintos

Com o objetivo de divulgar as diversas atividades desenvolvidas pelo profissional farmacêutico e recolher os medicamentos vencidos e em desuso dos colaboradores da instituição, orientando sobre o descarte correto deste tipo de resíduo químico, a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) realiza, de 30 de setembro a 7 de outubro, a 2ª Semana de Farmácia do HU-UFGD.

As palestras serão realizadas no dia 30, no auditório do hospital, com a seguinte programação:

07h30 às 09h30 - Componente especializado da Assistência Farmacêutica
Palestrantes: Farmacêutica Yara Anay Corrêa da Costa Rodrigues, da Coordenadoria da Assistência Farmacêutica Especializada da Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul.

09h30 às 09h45 - Intervalo

09h45 às 11h45 - Formas de aquisição de medicamentos em órgãos públicos
Palestrante: Farmacêutica Ana Paula dos Santos, responsável pela Unidade de Abastecimento Farmacêutico do HU-UFGD.

11h45 às 13h -  Horário de almoço

13h às 15h - Cuidados farmacêuticos dispensados aos pacientes diabéticos
Palestrante: Farmacêutica Micheli Guardiano Torres Fontes, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Farmacêutica Leonora Corrêa da Costa De Marchi, da Unidade de Dispensação Farmacêutica do HU-UFGD.

15h às 15h15 - Intervalo

15h15 às 17h15 - Farmácia clínica: foco em UTI
Palestrante: Farmacêutico Jorge Paulo Sales de Almeida, da Unidade de Farmácia Clínica do HU-UFGD.

Para cada palestra estão disponíveis 50 vagas e para participar é necessário efetuar inscrição pela internet (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScYVq6iMMyjx5Wk0AgChCR97Uil-D8bq1P8RH10FSxQ5KJV2w/viewform?c=0&w=1), observando os seguintes prazos:
De 20 a 23 de setembro: inscrições para os colaboradores internos.
De 24 a 27 de setembro: inscrições para os acadêmicos internos da instituição.
De 28 a 29 de setembro: inscrições para os acadêmicos e profissionais da saúde externos à instituição.

COLETA DE MEDICAMENTOS

A caixa de coleta para recolhimento de medicamentos vencidos e em desuso será disponibilizada na entrada dos funcionários no período de 30 de setembro a 7 de outubro. A coordenação dessa ação será da Comissão de Farmácia e Terapêutica e do Setor de Farmácia Hospitalar, em parceria com a Divisão de Gestão de Pessoas.

Os medicamentos recolhidos serão encaminhados à Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde para a destinação correta, como resíduo químico. Na campanha realizada durante a 1ª Semana de Farmácia, em janeiro deste ano, foram coletados 3,3 Kg de medicamentos vencidos e em desuso. Desse total, 94% eram medicamentos sólidos.

“Verificamos ainda que as classes terapêuticas de maior predominância foram hormônios, analgésicos, antidepressivos e antibióticos. Para esta segunda campanha, a expectativa é que os colaboradores tragam quantidades ainda maiores, pois foram orientados para não fazer o descarte inadequado”, comenta a farmacêutica Laura Bernal, chefe da Unidade de Farmácia Clínica.

Em Dourados, há três postos de coleta regular de medicamentos vencidos ou em desuso:
Drogaria São Bento – Av. Marcelino Pires, esquina com Rua João Rosa Góes. Fone: 3411-7875.
Farmácia Preço Popular – Av. Marcelino Pires, esquina com Rua Toshinobu Katayama. Fone: 3423-0512.
Drogaria Auxiliadora – Av. Marcelino Pires, 4473. Fone: 3424-1941.

Fonte: Unidade de Comunicação/HU-UFGD/Ebserh