Junho

12ª Feira de Sementes Nativas e Crioulas está com inscrições abertas

Atualizada: 23/06/2016
Estão abertas até 30 de junho as inscrições e submissões de trabalhos para a 12ª Feira de Sementes Nativas e Crioulas e de Produtos Agroecológicos e para o 5º Seminário Sobre Uso e Conservação do Cerrado do Sul de Mato Grosso do Sul. Os eventos ocorrerão entre os dias 15 e 17 de julho, no salão da Paróquia Santa Luzia, em Juti (MS).

Os principais objetivos são: promover o resgate e a manutenção das sementes de espécies agrícolas crioulas junto aos agricultores familiares e comunidades indígenas; estimular entre os movimentos sociais e instituições de ensino a troca de experiência visem a propagação de práticas de uso sustentável dos recursos naturais; e promover o bioma Cerrado nos seus diferentes aspectos, valorizando as iniciativas de preservação e conservação, usos da sua biodiversidade com aproveitamento alimentar, ornamental, medicinal, tintorial e de madeiras, feitos por comunidades locais.

Os eventos contemplam dezenas de oficinas e minicursos, apresentação de trabalhos em pôster e durante todos os dias acontecerão trocas de sementes e de experiências. Já na manhã de 16 de julho será realizada a mesa redonda “Manejo  e conservação das Sementes Crioulas”, mediada por Milton Parron Padovan, da Embrapa Agropecuária Oeste. Para saber quem são os convidados desta mesa e conferir toda a programação, basta acessar o endereço eletrônico http://sementescrioulasjutims.org/.

A realização da 12ª Feira de Sementes Nativas e Crioulas e de Produtos Agroecológicos e do 5º Seminário Sobre Uso e Conservação do Cerrado do Sul de Mato Grosso do Sul é da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Embrapa Agropecuária Oeste e Instituto Cerrado Guarani.