Outubro

​10º Prêmio ‘Construindo a Igualdade de Gênero’ está com inscrições abertas

Atualizada: 20/10/2014
Estudantes, acadêmicos e escolas poderão inscrever trabalhos sobre mulheres, discriminação, relações raciais, classe social, etnia, geração e sexualidade.

A décima edição do Prêmio ‘Construindo a Igualdade de Gênero’ está com inscrições abertas até o dia 28 de novembro. Podem participar estudantes do ensino médio, acadêmicos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, além de escolas com produção de texto sobre o tema ‘A igualdade é uma conquista que deixa o Brasil melhor’.
Todos os três vencedores na categoria ensino médio serão premiados com laptop, impressora e bolsa de Iniciação Científica Júnior por 12 meses. Além disso, todos os 24 primeiros colocados serão premiados com um computador.
Já a premiação para os dois primeiros nas categorias graduação ganharão R$ 5 mil mais bolsa de Iniciação Científica por 12 meses. Os dois primeiros nas categorias especialização e mestrado ganharão R$ 8 mil mais bolsa de mestrado no país. E os dois primeiros colocados na categoria doutorado, ganharão R$ 10 mil mais bolsa de doutorado no país.
Também poderá participar escolas promotoras da igualdade de gênero, com projeto e ações pedagógica. A escola vencedora de cada estado ganhará R$ 10 mil.
Cada candidato ou candidata poderá inscrever apenas um trabalho e este deverá ser individual. No caso de escola, os trabalhos deverão abordar experiências relacionadas a todas as formas de discriminação, enfatizando a gestão democrática da escola e ambiente escolar, bem como a comprovação de sua implementação.
Mais informações e regulamento pelo site www.igualdadedegenero.cnpq.br

O PRÊMIO
O Prêmio foi instituído em 2005 pela Secretaria de Política das Mulheres (SPM-PR), no âmbito do Programa Mulher e Ciência , em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI); a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI/MEC); a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e a ONU Mulheres.
Consiste em um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos e tem por objetivo estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país e sensibilizar a sociedade para tais questões.
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é operacionalizado pelo Serviço de Prêmios/Diretoria de Cooperação Institucional do CNPq e pela SPM-PR.