VI Jogos do PIBID movimenta 27 equipes de estudantes das escolas públicas

Atualizada: 16/11/2015
O Subprojeto de Educação Física do PIBID/UFGD realizou, durante a semana passada, a sexta edição dos Jogos das Escolas Parceiras, que agregou disputas nas modalidades de voleibol, basquetebol, futsal e handebol, masculino e feminino, para estudantes do Ensino Fundamental, nascidos até 2001.

Nove escolas estaduais e três municipais participaram do evento: E.E. Ministro João Paulo dos Reis Veloso, E.E. Floriano Viegas Machado, E. E. Menodora Fialho de Figueiredo, E.E. Vilmar Vieira de Matos, E.M. Professora Efantina Quadros, E. M. Lóide Bonfim Andrade, E.E. Presidente Tancredo Neves, E.E. Castro Alves, E. E. Pastor Daniel Berg, E. M. Professora Iria Lúcia Konzen, E.E. Frei João Damasceno e E.E. Ramona da Silva Pedroso.

Esta união alcançou a totalidade de 27 equipes, propiciando um grande movimento de atletas e torcedores no Ginásio Municipal de Esportes “Ulisses Guimarães”, nas tardes dos dias 10 (quando foi disputado o futsal), 11 (voleibol) e 12 (handebol) de novembro. No dia 13 de novembro, o palco do evento foi a Escola Pastor Daniel Berg, onde foram disputadas as partidas de basquetebol.

Na edição do ano passado, os Jogos das Escolas Parceiras reuniram em disputa nove escolas públicas, o que, de acordo com o coordenador do subprojeto, professor Manuel Pacheco, significa uma evolução quantitativa neste ano de 2015, “o que se ajusta aos objetivos pedagógicos maiores da Educação Física nas escolas, que é a ampliação do número de alunos participantes, deixando em segundo plano a seletividade e, por conseguinte, priorizando o congraçamento e a sociabilização”.

Foram responsáveis pela realização do evento os professores: Manuel Pacheco (coordenador), Marina Vinha (coordenadora), José Renivaldo Alencar (supervisor na Escola Daniel Berg), Rozeli Kuwana (supervisora na Escola Castro Alves), Patrícia de Mattos Romera (supervisora na Escola Iria Lúcia), Marcos Santos (supervisor na Escola Ramona) e Carlos Eduardo Albuquerque (supervisor na Escola Tancredo Neves).

Estes profissionais orientaram 30 estudantes bolsistas da Licenciatura em Educação Física da UFGD, que desempenharam funções diversas, como arbitragem, preenchimento de súmulas, cronometragem e outros trabalhos que envolvem as modalidades coletivas no âmbito da Educação Física escolar.

Dessa forma, foi consolidado, na prática, um dos principais objetivos do PIBID, que consiste em estabelecer relações lógicas e consistentes entre os conteúdos das licenciaturas e o trabalho cotidiano no contexto educativo. Ao final do evento, os participantes foram premiados com medalhas e troféus.