acessibilidade

Início do conteúdo da página
Fevereiro
07
2017

UFGD elabora plano para atualização do Portal atendendo Lei Brasileira de Inclusão

  Atualizada: 07/02/2017
Atendendo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.145/2015), a Coordenadoria de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação (COIN) e a Assessoria de Comunicação Social (ACS) da UFGD elaboraram um plano de ação para atualização do Portal da UFGD.
O diagnóstico da situação de acessibilidade nos ambientes digitais foi realizado de acordo com as orientações do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), através de softwares específicos para esse fim, como o Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios - ASES (http://asesweb.governoeletronico.gov.br/ases/ ) e o AccesMonitor - Diretrizes de Acessibilidade para o conteúdo da web (WCAG 2.0) disponível no endereço eletrônico http://www.acessibilidade.gov.pt/accessmonitor.
O plano de trabalho dos setores também atende pedido do governo federal que disponibilizou o Formulário Eletrônico de Acessibilidade Digital (FAD) justamente para diagnósticos de sítios institucionais. Segundo o coordenador da COIN, professor Felipe Carbone, a meta do trabalho é buscar alcançar os parâmetros de acessibilidade exigidos pelo Ministério do Planejamento, atendendo as demandas por melhorias principalmente no quesito acessibilidade.
"Existe um esforço dos especialistas da área de tecnologia da informação, através de planejamento específico, para integração e evolução da página atual da Universidade, para que ele se adeque ao disposto na Lei Brasileira de Inclusão. Já existe um cronograma para essa ação e esperamos que, brevemente, o Portal da UFGD esteja acessível a todos", enfatizou o coordenador. 
Depois de atualizado, o Portal da UFGD também vai atender os padrões exigidos pelo EMAG - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico e de responsividade. 
Acesse os documentos pelos links: 
Formulário Eletrônico de Acessibilidade em Ambientes Digitais          Link:http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/COIN/FAD%20respondido%20COIN.pdf
Plano de Trabalho - Acessibilidade em Ambientes Digitais da UFGD Link:http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/COIN/Plano%20de%20trabalho%20COIN.pdf