acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 23/05/2023

Prof. Dra. Vanderléia Bazão
Prof. Vanderléia Bazão
Área de pesquisa: Matemática aplicada

Título do projeto de pesquisa: Estudo de Problemas de Física Matemática
Neste projeto de pesquisa pretendemos estudar propriedades da decomposição espectral para operadores de Schrödinger unidimensionais, através de uma análise de problemas modernos da área de Física Matemática. Buscaremos através de estudos individuais e em grupo estabelecer uma colaboração para o fortalecimento de pesquisas em Física Matemática na FACET-UFGD, almejando o desenvolvimento desta linha pesquisa entre professores e alunos da instituição.

Título do projeto de pesquisa: Formação de Professores de Matemática: Compartilhando Saberes
Este projeto de pesquisa apresenta uma proposta de colaboração em saberes e práticas docentes de atividades para capacitação de professores de Matemática. O principal objetivo do projeto será analisar o desenvolvimento de ideias e fomentações sobre formação continuada aos professores até os dias atuais, a fim de promover uma integração entre profissionais e estudantes da área, proporcionando aperfeiçoamento e reflexões sobre diversas práticas docentes. O projeto pretende desenvolver atividades que utilizem diferentes recursos auxiliando o aperfeiçoamento e a melhoria nas práticas diárias do ensino de Matemática, sendo uma forma de colaboração para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de modo mais significativo. Enfim, o desenvolvimento deste projeto deve fomentar discussões sobre novas metodologias de ensino, permitindo aos professores novas reflexões acerca de sua prática e aos estudantes um olhar diferenciado a respeito dos temas abordados.

Profa. Dra. Adriana Miola
Profa. Dra. Adriana Miola
Área de pesquisa: Formação de Professores de Matemática e Ensino e Aprendizagem de Matemática
 Título do projeto de pesquisa: A Formação de Professores de Matemática a partir da Resolução CNE/2019 e da Base Nacional Comum Curricular
O presente projeto tem como objetivo investigar a formação de professores de matemática de Mato Grosso do Sul a partir da implementação da resolução CNE/2019 e da Base Nacional Comum Curricular. Este trabalho está atrelado ao grupo de pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade (GPEMATCC/UFGD). O projeto será fundamentado em teóricos da Educação e Educação Matemática, como Shulman, Ball, Saviani, entre outros. Para isso, será realizado um levantamento dos projetos e planos curriculares dos cursos de Licenciatura em Matemática de Mato Grosso do Sul (MS) e analisados à luz das diretrizes CNE/2019 e BNCC, bem como será realizado questionários e entrevistas com os participantes colaboradores deste projeto. Entendemos que, após essas resoluções os cursos devem estar sendo desdobrados em novos projetos desde então, assim verificaremos se houve avanços em relação aos projetos anteriores e em que aspectos, e identificar se há um novo modelo de formação inicial e continuada de professores de matemática estabelecido. Com os resultados dessa proposta será possível apontar o perfil de futuros professores de matemática da região da grande Dourados para que possamos e propor novas parcerias de trabalho com as escolas públicas de Educação Básica da região tendo em vista que, as resoluções CNE/2019 e BNCC estabelecem diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada de professores.
Título do projeto de pesquisa: Aprendizagem Matemática numa perspectiva Inclusiva
O projeto tem como objetivo elaborar e desenvolver atividades pedagógicas, numa perspectiva inclusiva, voltadas para acadêmicos do curso de Licenciatura Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e alunos da Educação Básica em colaboração com os professores, atendendo as necessidades de sala de aula de Escolas da Educação Básicas e disciplinas da Universidade. O trabalho se fundamentará na teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e na metodologia de pesquisa do Estudo de Aula segundo Ponte e da metodologia de Ensino Exploratório entre outras com perspectivas ativa e inclusiva. Visa também, a formação inicial e o desenvolvimento profissional de professores de matemática que atuam na Educação Básica e em formação. Com as ações serão contemplados, neste projeto, estudantes e professores da Educação Básica de escolas da rede pública da cidade de Dourados/MS, bem como acadêmicas do curso de licenciatura em Matemática da UFGD. Com o trabalho buscamos fortalecer a parceria universidade e escola, bem contribuir para a discussão de metodologias ativas para a aprendizagem matemática.


Prof. Dr. Robledo Mak´s Miranda Sette

Prof. Dr. Robledo Mak´s Miranda Sette
Área de Pesquisa do Professor: Matemática com ênfase em análise

Projeto de Pesquisa: Estudos de Problemas de Física Matemática
Estudar os operadores de Schrondinger unidimensionais. Estamos interessados no estudo dos potenciais "quase-periódicos" que induzem um espectro singular.

 
Profa. Dra. Cinthia Melo dos Santos
Profa. Dra. Cintia Melo dos Santos
Aréa de pesquisa: Educação matemática com ênfase em didática da matemática
Projetos de Extensão (em submissão): 2023-2023: Oficinas de Resolução Problemas Matemáticos: Uma preparação para o ENEM.
Este projeto tem por objetivo aprofundar os conceitos matemáticos e, discutir metodologias de ensino com os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, que irão atender os alunos do 3º ano do Ensino Médio, com curso preparatório para a avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A formação será realizada por meio de orientações e estudos de situações-problema de exames anteriores do ENEM, com os acadêmicos de Matemática, oferecidas nas dependências da Universidade Federal da Grande Dourados. Após esta formação, os acadêmicos realizarão as oficinas no espaço da Escola Estadual Professora Floriana Lopes, com o grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio. Esperamos que a formação possa atender as expectativas da escola solicitante desse projeto ao que tange a revisão de conteúdos matemáticos por meio de situações-problema como preparação dos alunos para a avaliação externa - ENEM, corroborando, tanto com a formação dos futuros professores de Matemática quanto para a formação dos alunos da escola.
Projeto de Ensino: 2022-2024: Coordenadora Institucional -Programa Residência Pedagógica UFGD -2022/2024
O projeto justifica-se na ação primeira de valorizar a experiencia dos professores exercício docente na Educação Básica, mediada pela participação dos professores formadores das licenciaturas e operacionalizada pelos estudantes dos cursos de graduação, desafio de minimizar o distanciamento entre escola e universidade, e ao mesmo tempo, proporcionando contato direto com a escola, incentivando e despertando nos jovens o interesse pelos cursos de licenciatura, e pela formação docente. É relevante pontuar que o PRP/UFGD, intenciona possibilitar aos professores (em formação e formados) participantes do programa a refletir sobre as suas práticas, compreendendo a necessidade de estudar os conteúdos específicos de cada disciplina, caracterizadas por Subprojetos de áreas de atuação, quanto propiciar o desenvolvimento de práticas que instiguem nos alunos, a conjectura, a pesquisa, para que estes não sejam meros receptores dos conteúdos a serem ensinados. Pois entendemos que “a formação de cunho teórico e a de cunho prático, concentrada em estágios e práticas de ensino de duração muito reduzida” (LUCKE, CRUZ, 2005, p. 105), e o programa possibilitará a inserção do residente in loco no ambiente escolar, complementando as disciplinas de Estágio Supervisionado.
Projeto de Ensino: 2022-2023 (em andamento): O desenvolvimento de sistemas didáticos no ensino de noções elementares da Matemática.
O objetivo principal deste projeto é desenvolver sistemas didáticos (estudos desenvolvidos a partir da disciplina de Prática de Ensino II), em torno de noções elementares da Matemática, com intuito de amenizar as dificuldades apresentadas pelos acadêmicos na disciplina Conceitos Fundamentais da Matemática Elementar: noções básicas de álgebra linear, no curso de Licenciatura Intercultural Indígena, e para os acadêmicos de diferentes cursos da UFGD que se interessam em estudar conceitos elementares da Matemática. Para tanto, desenvolveremos sistemas didáticos amparados na Didática Francesa (Chevallard, 2009a), com a finalidade de propiciar espaços estudos e diálogos, no qual alunos de graduação de Matemática serão orientadores de estudos, em um processo de criação de questões norteadoras, que visam uma sequência didática, e não uma mera reprodução de listas e técnicas que valorizam a repetição. Neste contexto, espera-se contribuir diretamente com a compreensão de conteúdos básicos da Matemática, e consequentemente amenizar tais dificuldades.            
 
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM) – (em submissão). A pesquisa visa estudar os recursos e materiais didáticos para o ensino de Matemática, tendo como aporte teórico a Didática da Matemática.
 


 
Profa. Dra. Camila Isoton
Profa. Dra. Camila Isoton

Área de pesquisa: Otimização 
Título do projeto de pesquisa: Condições de Otimalidade para Problemas de Controle Ótimo Multiobjetivo em Tempo Discreto
Neste projeto de pesquisa considera-se um problema de controle ótimo multiobjetivo governado por um sistema não linear de equações de diferenças. Pretende-se obter a existência de um controle ótimo, no sentido de Pareto, bem como, condições de otimalidade de primeira ordem do tipo Pontryagin, usando para isto o Formalismo de Dubovitskii-Milyutin. Além disso, espera-se obter condições suficientes para otimalidade global.
 
Prof. Dr. Willian Isao Tokura
Prof. Dr. Willian Isao Tokura

Área de Pesquisa do Professor : Geometria diferencial.
Título do projeto de pesquisa: Gradiente Yamabe solitons imersos em formas espaciais.
Com este projeto, pretendemos estudar o comportamento analítico, geométrico e, consequentemente, derivar uma classificação dos gradientes Yamabe solitons imersos em espaços de curvatura seccional constante, ou seja, imersos em formas espaciais. Entre outras coisas, buscaremos entender a influência da geometria do espaço ambiente para existência de imersões de gradiente Yamabe solitons mínimos, totalmente geodésicos, totalmente umbílicos e triviais.
 
Prof. Dr. Irío Valdir Kichow
Prof. Me. Irío Valdir Kichow
Área De Pesquisa: Educação Matemática - Formação De Professores
O PIBID é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do MEC e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. O Subprojeto da Matemática pretende-se: a) promover a interlocução entre os agentes das instituições formadoras de professores (Escola e Universidade) sobre as práticas profissionais no âmbito da Educação Matemática; b) Fomentar o processo de aprendizagem profissional na formação inicial de professores de Matemática, considerando a complexidade das dimensões que constituem a realidade escolar; c) Construir oportunidades de integração e participação discente no contexto escolar, centrando-se em questões relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem matemática dos alunos, perspectivadas em termos dos desafios e possibilidades educacionais identificados na escola; d) Propiciar reflexões críticas sobre aspectos relacionados às formas de gestão do currículo, de criação, de planejamento e proposição de situações de ensino de Matemática que mobilizem engajamento, questionamentos, diálogo e colaboração dos alunos.
 

 

Professora
Profa. Dra.  Késia Caroline Ramires Neves
Área de Pesquisa do Professor: Educação Matemática com ênfase em história da educação matemática

Título do projeto de pesquisa: Investigações sócio-históricas acerca de saberes de referência para a docência em matemática: saberes sobre a inclusão de gênero, sobre a matemática do ensino e os da formação de professores
O projeto tem como objetivo discutir a matemática do ensino e a questão de gênero, problematizando, a partir de uma perspectiva histórica, a produção de uma matemática para ensinar meninas diferentemente de uma produzida para ensinar meninos. Procura-se, com tal problematização, identificar indícios que tenham reverberado em livros didáticos até os dias de hoje, os quais, possivelmente, possam explicar a diferença de gênero ainda presente no ensino e na formação de professores. A hipótese de pesquisa fundamenta-se em autores da história cultural e sociologia das profissões, buscando fontes de períodos diversos. Com essa pesquisa, espera-se levar ao campo da História da educação matemática e da Formação de Professores, resultados que possam agregar a essas áreas científicas, bem como gerar reflexões aos profissionais professores que ensinam matemática.

Título do projeto de pesquisa: Investigações sócio-históricas acerca de saberes de referência para a docência em matemática
O Projeto tem sido desenvolvido junto a instituições parceiras, UFGD, UEMS, UFMS, UERJ, UTFPR, UFPR e UNESPAR. Tem como objetivo investigar orientações propostas em cursos de formação de professores e para o ensino da matemática em diferentes períodos da história da educação, mais especificamente, procurando interpretar essas orientações como saberes de referência para a docência em matemática (HOFSTETTER; VALENTE, 2017). A problemática tem como hipótese de que eram ventilados, na formação de professores e no ensino da matemática escolar, elementos elaborados a partir de finalidades provenientes do campo disciplinar matemático, das ciências da educação e também do campo profissional da docência em matemática. Entende-se que havia uma articulação entre aquilo que estava posto para formar professores e aquilo que era prioritário para o ensino, produzindo elementos que resultavam em saberes profissionais para o professor ensinar matemática. Para o projeto, será composto um inventário de fontes que apontem indícios acerca das orientações voltadas ao ensino da matemática. Como delimitação, esse inventário selecionará documentos que remetam à matemática para o nível primário, separando materiais que tenham circulado nos estados dos pesquisadores. Do inventário, informações serão sistematizadas. Essas sistematizações, por sua vez, serão problematizadas a fim de apontar saberes de referência para a docência em matemática, os quais, em diferentes tempos históricos, foram privilegiados, circularam e se perpetuaram por meio dos registros para a educação. Portanto, a tarefa do grupo de pesquisa será a de transformar os indícios do passado em uma produção de saberes que possam integrar uma epistemologia da matemática do ensino (VALENTE, 2020), mostrando que o processo de profissionalização docente esteve alicerçado por diferentes campos em articulação (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009). Espera-se que os resultados desta proposta sejam discutidos pela academia, mas, sobretudo, ocupem um lugar nos debates e currículos de formação de professores na atualidade.

Título do projeto de extensão: Pesquisa estatística, nas escolas, sobre a desigualdade de gênero e a percepção sobre a formação superior na região de Dourados (ODS 5)
Este Projeto de Extensão prevê uma ação social e educativa, vinculada a ODS 5 da ONU (igualdade de gênero), que propõe mobilizar professores/as de Matemática e alunos/as do Ensino Médio, de escolas públicas estaduais de Dourados, para a realização de um levantamento de dados a ser coletado dentro das próprias escolas. Trata-se de um levantamento com vistas a identificar aspectos sobre: a desigualdade de gênero relacionada à matemática (e as áreas de exatas) e a percepção/expectativa das jovens estudantes sobre a formação profissional de nível superior oferecida em Dourados. A pesquisa estatística prevê mostrar se há, ou não, uma (auto)percepção de que meninas não são aptas como os meninos para estudarem matemática (ou disciplinas da área de exatas).

 

 
Prof. Dr. José Wilson dos Santos
Prof. Dr.  José Wilson dos Santos
Área de Pesquisa do Professor: Educação Matemática
Título do projeto de pesquisa: Livros Didáticos de Matemática: processos de normatização, subjetivação e constituição do sujeito
Esta pesquisa tem por objetivo analisar discursos que atravessam os livros didáticos de matemática, constituindo verdades que movimentam e constroem o ideário neoliberal, moldando olhares e instituindo condutas da comunidade escolar, e consequentemente, de toda a sociedade. O material de análise é composto pelas coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nos anos de 2020 (anos finais do ensino fundamental e 2021 (ensino médio), 2022 (ensino infantil) e 2023 (anos iniciais do ensino fundamental). Apoiados nas teorizações de Michel Foucault, buscamos, propor reflexões que possibilitem fazer resistência a uma educação que homogeneíza, normaliza e uniformiza modos de vida dos estudantes. Assim, analisar os livros didáticos é ação potente de desconstrução de mecanismos conservadores e neoliberais engendrados de relações saber-poder. 

Título do projeto de extensão: Seminários de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática da Grande Dourados - SEPCMatGD (ODS-4)
O presente projeto tem por objetivo fomentar discussões acerca das pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento, de modo a se instituir no âmbito do Programa de Pós-Graduação em ensino de Ciência e Matemática (PPGECMAT), uma cultura de reflexão e colaboração constante. Nesse contexto, a partir das demandas teórico-metodológicas dos licenciados, haverá um calendário de apresentações quinzenais sobre temáticas específicas, a serem ministradas por egressos ou alunos do programa, bem como, professores/pesquisadores de outras faculdades ou instituições que tenham afinidade com a temática em questão, tendo como público alvo, alunos do PPGECMAT, bem como dos cursos de licenciatura que integram a área de interesse, quais sejam, os cursos de licenciatura em Matemática, Química, Física, Biologia e Pedagogia, além de áreas afins. As apresentações serão presenciais e gravadas, e serão posteriormente disponibilizadas para acesso nos arquivos do programa, bem como serão disponibilizadas no Canal do curso no YouTube. Entendemos que a proposição deste projeto surge em um momento importante, e possibilita aos mestrandos, ampliar suas compreensões e potencialidades da pesquisa em desenvolvimento, à medida que submete o trabalho a avaliação constante dos pares, bem como aos graduandos público alvo do programa.

 

Profa. Dra. Viviane Renata Raffa Rodrigues

Profa. Dra. Viviane Raffa Rodrigues
Área de Pesquisa do Professor: 
Educação Matemática - Formação De Professores

Título do projeto de pesquisa: Percepção profissional de professores e futuros professores de Matemática em contextos de formação inicial e continuada pautados na análise de situações de sala de aula
A partir de uma dinâmica que considere aspectos histórico e socioculturais dos contextos de ensino e valorizem as experiências e singularidades das práticas dos professores em sua formação, com o presente projeto de pesquisa pretendemos compreender a percepção profissional de professores e futuros professores participantes de contextos de formação baseados na análise de situações ligadas à prática de ensino de Matemática. A investigação envolve a constituição de contextos de formação inicial e continuada que tem como elemento central a utilização de recursos representativos de situações de sala de aula (vídeos, áudios, planos de aula, produções escritas dos alunos e dos professores) que apoiem a aprendizagem profissional de natureza situada com base no desenvolvimento das capacidades analíticas de reconhecer e interpretar aspectos significativos relativos à prática do professor de Matemática. Os dados dessa investigação qualitativa referem-se às transcrições das discussões coletivas realizadas nas sessões de formação em diferentes contextos e às narrativas escritas por professores e futuros professores sobre suas aulas de Matemática e sobre o seu processo de formação. Dessa forma, a partir de um olhar para os aspectos da prática do professor que mais chamam a atenção no processo formativo de cada contexto, as análises desenvolvidas nesta pesquisa pretendem explicitar que significados sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática são construídos pelos professores e futuros professores em formação.


Profa. Dra. Lais Corrêa

Profa. Dra.  Laís Corrêa
Área de Pesquisa do Professor: Matemática aplicada / análise numérica, atuando em solução numérica de equações diferenciais via método de diferenças finitas e volumes finitos, com aplicação na simulação de escoamentos incompressíveis.

Título do projeto de pesquisa: simulação de grandes escalas com filtragem temporal do escoamento do vento sobre seções transversais de pontes

O tema deste projeto de pesquisa está relacionado com o estudo numérico-computacional da ação do vento sobre seções de pontes suspensas. O foco deste trabalho é investigar o comportamento do vento sobre seções transversais de pontes via simulação em CFD com o intuito de analisar os coeficientes aerodinâmicos e número de Strouhal inerentes da interação vento-estrutura. No entanto, algumas deficiências aparecem quando se pretende trabalhar com esses problemas. Em geral, como a maioria dos escoamentos são turbulentos com números de Reynolds elevados, se faz necessário o uso de um modelo de turbulência. É de suma importância que se utilize um modelo de turbulência adequado, principalmente quando se pretende analisar a resposta dinâmica do tabuleiro, onde é fundamental averiguar o efeito do desprendimento de vórtices. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é aplicar um modelo de turbulência promissor conhecido na literatura, a saber, o TLES (Temporal Large Eddy Simulation), para as simulações do escoamento do vento em torno de seções transversais de pontes.

 
Profa. Dra. Irene Magalhães Craveiro





 
Profa. Dra. Irene Magalhães Craveiro
Área de Pesquisa do Professor: Matemática Discreta e Ensino de Matemática.
Título do Projeto de Pesquisa; Explorando identidades associadas ao números de Stirling e Catalan generalizados e os números de Fibonacci e Pell via funções especiais e equações de diferenças.
 O principal objetivo deste projeto é investigar famílias de séries formais relacionadas aos números de Stirling, Catalan, Pell entre outros. Além disso, explorar a natureza combinatória inerentes dessas sequências numéricas, bem como identidades que possam ser encontradas durante a pesquisa. Também divulgar essas sequências numéricas na esfera do Ensino da Matemática e para isso iremos pesquisar maneiras de apresentá-las com leitura acessível para professores e alunos do Ensino Médio com intuito de reescrevê-los em uma versão didática que pesem as dimensões do objeto de saber ensinar e do objeto de ensino em nível de ensino básico de Matemática.
 
 

Prof. Dr. Elias Silva de Medeiros

 

 

Prof. Dr. Elias Silva de Medeiros
Área de Pesquisa do Professor: Estatística Aplicada à Climatologia.

Título do Projeto de pesquisa: Estudo dos processos estocásticos espacial, temporal e espaço-temporal da precipitação em áreas da Região Nordeste do Brasil
Em suma, nesse projeto desenvolvo pesquisas utilizando ferramentas estatísticas com o intuito de fornecer informações, que podem e devem ser utilizadas por gestores públicos, para minimização de desastres naturais tais como inundações, alagamentos e enchentes, os quais têm ocorrido frequentemente em determinadas regiões.Para os acadêmicos que se envolvem nesse projeto, temos a previsão de duas a três bolsas de iniciação científica no valor de 700 reais/mês. Além disso, os acadêmicos são fortemente encorajados a participarem de eventos e a publicações de artigos científicos. 

 
Prof. Adriano Barbosa




 
Prof. Dr. Adriano Barbosa
Área de pesquisa: Matemática aplicada
Título do projeto de pesquisa: Desenvolvimento de ferramentas matematico-computacionais
Uma das frentes do projeto tem como objetivo desenvolver um classificador de petições intermediárias no Tribunal de Justiça de Alagoas utilizando processamento de linguagem natural e inteligência artificial. Outra frente realiza mineração e higienização de bases de dados relacionadas a depósitos judiciais.

 


CONTATO

Telefone: (67) 3410-2079
E-mail: facet.secmat@ufgd.edu.br
Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
Fim do conteúdo da página

  INFORMES

Nenhum informe no momento!

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!

    Fotos

    Perguntas Frequentes

A seleção de novos estudantes é feita por meio dos Processos Seletivos de Vestibular, SISU, Transferência Voluntária, Acolhida Humanitária e Portador de Diploma. Os processos seletivos para ingresso de novos estudantes na UFGD são regidos por edital próprio, que define as regras para participação e o cronograma da seleção. As publicações relacionadas à seleção de novos estudantes podem ser acessadas pela página do Centro de Seleção da UFGD.

Alunos regulares de outros cursos de graduação na UFGD podem participar da Mobilidade Acadêmica Interna, contudo, nem todos os períodos letivos são oferecidas vagas para nosso curso nesta modalidade. As notícias sobre o Processo Seletivo de Mobilidade Acadêmica Interna (PSMAI) podem ser acompanhadas na página da Pró-Reitoria de Graduação, clicando aqui

O público geral também pode participar dos Editais de Matrícula como Aluno Especial, cursando disciplinas específicas durante um período letivo. Nem todos os períodos letivos são oferecidas vagas para nosso curso nesta modalidade. As notícias sobre Aluno Especial podem ser acompanhadas na página da Pró-Reitoria de Graduação, clicando aqui

Todos os cursos de graduação oferecidos pela UFGD são gratuitos.

Todas as informações referentes ao ínicio e término de cada período letivo constam no calendário academico

Neste documento, você também pode consultar os períodos de matrícula dos alunos regulares (veteranos), prazos para trancamento de matrículas, para aproveitamento de estudos, e outras informações importantes.

1 - Acesse a página da Biblioteca Central, que é a unidade responsável pelo Cartão UFGD
2 - Acesse nosso Portal de Ajuda, começando por AQUI.

Para acessar o e-mail acadêmico siga as instruções disponíveis nesse link: https://ajuda.ufgd.edu.br/artigo/633.

O período letivo especial ocorre no interstício de tempo situado entre um semestre letivo e outro (durante os recessos acadêmicos entre semestres letivos regulares). Serve para atender demandas EXCEPCIONAIS como:

I – impossibilidade de oferecimento de disciplinas obrigatórias durante o ano letivo normal por falta de professor;
II – reprovação em até 03 (três) disciplinas obrigatórias para o discente que necessita de integralização curricular e depende somente dessas disciplinas;
III – alteração na estrutura curricular e necessidade de adaptação à nova estrutura;
IV – elevado índice de retenção. 

As dúvidas podem ser sanadas junto à coordenação do curso (veja os contatos em Equipe), mas mantenha-se ciente e atualizado sobre sua estrutura curricular vigente, e tenha conhecimento do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação.

Programa de Assistência Estudantil Atendimento Psicossocial visa desenvolver ações de orientação e assistência psicossocial aos estudantes, contribuindo para a superação de suas dificuldades sociais e psicológicas. O atendimento é realizado por meio de psicoterapia breve e Plantão Psicológico, com foco nas dificuldades emocionas, psíquicas e sociais que estejam prejudicando o desempenho acadêmico e os relaconamentos interpessoais no âmbito da Universidade. Também são promovidas campanhas psicoeducativas, rodas de conversa e grupos de apoio, como forma de previnir o adoecimento e promover a saúde mental. ACESSE MAIS INFORMAÇÕES AQUI.

Todo ano o MEC publica uma portaria com os cursos que serão avaliados e dos alunos aptos a participar da prova. Se você constar nessa lista, a realização da prova é requisito obrigatório para a conclusão de curso. Caso o aluno inscrito não realize a prova, deverá elaborar uma justificativa fundamentada e documentada, dentro do prazo pré-estabelecido, que será avaliada por uma comissão. Até que regularize sua situação, o aluno em situação irregular com o ENADE não conclui o curso e nem pode colar grau. Também é obrigatório que os acadêmicos respondam o Questionário do Estudante do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Caso contrário, ainda que tenha feito a prova, o acadêmico não constará no Relatório de Regularidade com o ENADE.

Um componente curricular é pré-requisito de outro, quando o conteúdo programático do primeiro é indispensável para o aprendizado do conteúdo programático do segundo. Dessa forma, a matrícula no segundo componente curricular fica condicionada à aprovação no primeiro.
Excepcionalmente, o aluno pode solicitar quebra de pré-requisito quando, somadas todas as disciplinas não-cursadas, for possível concluir o curso em um semestre letivo.

Para solicitar, o aluno deve preencher o Requerimento e entregar na Secretaria do Curso (matematica@ufgd.edu.br).

Os alunos devem preencher o requerimento abaixo, explicar a necessidade do oferecimento, e entregar na Secretaria do curso pessoalmente ou por e-mail. https://drive.google.com/file/d/1qdvfBSNe1R0DeMEGN4wPDW067lo935L5/view?pli=1

A quantidade mínima de alunos por turma em uma disciplina oferecida no período letivo especial não deve ser inferior a 05 (cinco), com exceção para o aluno que se enquadre na condição do Inciso II do Art. 95 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação

Cada aluno poderá obter matrícula em apenas uma disciplina por período letivo especial, com exceção para o aluno que se enquadre na condição do Inciso II do Art. 95 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação

Os contatos da Secretaria e Coordenação do Curso estão disponíveis Aqui
Consulte também as orientações e a área de "perguntas frequentes" na página da Secretaria Acadêmica - SECAC.
Informações comuns à toda UFGD estão disponíveis na página de Perguntas Frequentes da Universidade.
Se ainda assim não conseguir encontrar o que procura, utilize o Canal Fala.BR. Nesta plataforma, você pode fazer pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local, a partir de um único cadastro.
Para mais orientações sobre como utilizar o Canal Fala.BR, veja a página da Ouvidoria da UFGD.

Conforme o RGCG, após sua aprovação o plano de ensino não deverá sofrer alterações, se isto ocorrer por motivos relevantes a indispensáveis à sua execução, será imprescindível a aprovação das alterações.

No caso das alterações para correções do Plano de Ensino já aprovado pelo Conselho Diretor, o professor deve procurar a Coordenação do Curso com as devidas justificativas para abertura de processo administrativo.

as reservas estão na UFGDNetinformando a data, se VGA/HDMI e a finalidade de utilização do equipamento para receber as orientações.
É importante organizar-se para que a solicitação seja feita com no mínimo cinco dias úteis de antecedência.

Conforme o Art. 169 do RGCG, o professor deverá solicitar as alterações necessárias por escrito, com justificativa sobre o ocorrido e anexar ao pedido os documentos comprobatórios. Deverá encaminhar essa documentação à Direção da Faculdade (fca@ufgd.edu.br) para abertura de processo administrativo.

A Secretaria dos Cursos de Graduação presta suporte aos docentes na solicitação de veículo para atividades de ensino de graduação. As orientações podem ser acessadas aqui.

Procure a Direção da Faculdade e solicite a prorrogação do prazo.