acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 06/01/2023


PERFIL DESEJADO DO EGRESSO

A modalidade Licenciatura do Curso de Geografia da UFGD habilita profissionais para atuarem como professores nas redes pública e particular, no ensino fundamental (ciclo II – 6º ao 9º ano), ensino médio e superior.
Os futuros professores de Geografia deverão estar qualificados para participarem de atividades pedagógicas, como na elaboração do projeto pedagógico; no planejamento de atividades que contemplem a efetivação do processo ensino-aprendizagem que interrelacionem o ensino e a pesquisa e na elaboração de projetos didático-pedagógicos para melhorar o desempenho dos educandos. Além disso, na elaboração, coordenação, proposição e avaliação de projetos de pesquisas atinentes à temática geográfica e às práticas pedagógicas interdisciplinares na escola.
A Licenciatura em Geografia qualificará o formando para o desenvolvimento de pesquisa contribuindo para o ingresso em cursos de pós-graduação nas modalidades lato sensu (especialização/aperfeiçoamento) e stricto sensu (mestrado/doutorado).
A modalidade Bacharelado do curso de Geografia da UFGD permite ao egresso atuar como Geógrafo em instituições públicas e privadas, assim como, no terceiro setor (em Organizações Não-Governamentais, por exemplo). Regulamentada pela Lei nº 6.664 de julho de 1979, a profissão de Geógrafo habilita ao levantamento, estudos e pesquisas de caráter físico-geográfico, biogeográfico, antropogeográfico, demográfico, sociocultural, político-econômico e geoeconômico. Permite a elaboração de estudos sócio-ambientais tais como EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e RIMA (Relatório de Impacto de Meio Ambiente), Planos Diretores, Zoneamentos Ambientais e mapeamentos dos mais diversos tipos.
Sendo um profissional capaz de compreender as dinâmicas e os conflitos existentes a partir da relação homem-natureza, o Geógrafo está habilitado a compreender, estudar, e apontar soluções para problemas socioambientais em escalas local, regional, nacional ou mesmo internacional. Está apto a utilizar sistemas de informação geográfica (SIG), o geoprocessamento e outras ferramentas correlacionadas às geotecnologias para análise das dinâmicas do espaço geográfico. Desenvolve políticas de planejamento territorial, sistemas de gestão de recursos hídricos, estudos limatológicos e geomorfológicos, diagnósticos de fragilidade e vulnerabilidade socioambiental, análises dos meios urbano e rural e de impactos socioambientais.
O Bacharelado em Geografia da UFGD prima pela formação de um profissional ético e comprometido com as demandas sociais, incentivando a realização de pesquisas científicas nas mais diversas áreas da ciência geográfica como instrumento de capacitação do futuro geógrafo, proporcionando, com isso, o aprimoramento técnico e uma qualificação profissional que atenda aos mais elevados níveis de exigência, tanto para sua inclusão no mercado de trabalho como em programas de pós-graduação. 


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
Bloco: Faculdade de Ciências Humanas - Sala 1
Secretaria de graduação: (67) 3410-2269 - geografia@ufgd.edu.br
Secretaria acadêmica da faculdade: (67) 3410-2296 - secaf.fch@ufgd.edu.br
Coordenação: (67) 3410-2300
TURNOS CONTÍNUOS - ATENDIMENTO DAS 07h ÀS 22h30
Escala de servidores - Acesse a aba EQUIPE 
Fim do conteúdo da página

  INFORMES

Nenhum informe no momento!

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!