acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 23/01/2024


Normas para uso dos laboratórios.

As normas para uso dos laboratórios seguem o Regulamento Geral dos Laboratórios Didáticos da FCBA (Anexo I da Resolução nº 022/2017-FCBA). Abaixo, segue uma breve descrição dos laboratórios e salas de aula que são compartilhados entre os cursos de graduação ofertados pela FCBA (Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura, Biotecnologia e Gestão Ambiental):
 
1) Laboratório de Prática de Ensino em Ciências e Biologia
Possui área total de 72 m², equipado com projetor multimídia, aparelho de ar condicionado, armários, cadeiras universitárias, modelos de coluna vertebral, estante de aço, modelo biológico de órgãos humanos, televisor de plasma, aparelho de DVD, baia com computadores e lupas estereoscópicas binocular. Além disso, consta com modelos e outros materiais didáticos para o uso dos licenciandos em projetos de ensino, pesquisa ou extensão. 
 
2) Laboratório de Biologia Geral
Possui área total de 72 m², equipado com aparelhos de ar condicionado, balanças, cadeiras giratórias, computador, estante de aço, medidor de pH, mesa com estrutura de metal, microscópios binoculares, microscópio trinocular, monitores LCD, televisor de plasma, armário de aço, balança eletrônica, centrífuga, contador de células, destilador de água, estante de aço com porta vidro, estufa para esterilização, capela, espectrofotômetro, forno de microondas, geladeiras, banho-maria, liquidificador e microscópio estereoscópico.
 
3) Laboratório de Botânica
Possui área total de 72 m², equipado com aparelhos de ar condicionado, cadeiras giratórias, computador, geladeira, mesa com estrutura de metal, microscópios ópticos binoculares, monitores LCD, televisor de plasma, estante e arquivo de aço, balcão de metal, estante de aço, estufa, medidor de pH, armário de aço e microscópio estereoscópico.
 
4) Laboratório de Zoologia
Possui área total de 72 m², equipado com aparelhos de ar condicionado, cadeiras giratórias, computador, estante de aço, microscópios estereoscópicos, microscópio óptico binocular, agitadores magnéticos, armário de aço, fichário, freezer, estufa e mesa com estrutura de metal.
 
5) Laboratório de Entomologia
Possui área total de 72 m², equipado com aparelhos de ar condicionado, cadeiras giratórias, computador, estantes de aço, mesa com estrutura de metal, microscópios ópticos binoculares, microscópios estereoscópios binoculares, televisor de plasma, armários de aço e estufa para esterilização.
 
6) Laboratório de Geotecnologias: equipado com 24 computadores desktop distribuídos em quatro bancadas, todos com acesso à internet, três aparelhos de ar condicionado, projetor, quadro e tela, disponíveis para acadêmicos de graduação e pós-graduação.
 
7) Laboratórios Didáticos Multidisciplinares – 1000 m²
Prédio com salas climatizadas e, conforme área ou especificidades, são equipadas com bancadas de mármore/granito, pias, etc. Conta com os seguintes laboratórios:
 
7.1) Laboratório de Microbiologia - Sala de Aula 1 – 37,20 m²
Equipado com banquetas, estufa microprocessada de cultura e bacteriologia, quadro branco.
 
7.2) Laboratório de Microbiologia - Sala de Aula 2 - 37,20 m², equipado com banquetas, quadro branco.
 
7.3) Laboratório de Bacteriologia - 37,20 m², equipado com agitador tipo vortex para microplacas, armários de aço, banho maria, capela de fluxo laminar com cabine de segurança biológica, mesa retangular para reunião e refrigerador vertical.
 
7.4) Laboratório de Biologia Molecular – 59,88 m² - Sala de Cultura Animal (18,15 m²), Sala de RNA (18,15 m²), Sala de PCR (9,0 m²) e Sala de Eletroforese (9,0 m²). Possui agitador de tubos tipo vortex, agitador magnético com aquecimento, agitador tipo vortex para microplacas, armário de aço, balança, banho maria, banquetas, bloco digestor, botijão criogênico - container de nitrogênio líquido, capela de exaustão de gases, capela de fluxo laminar, capelas de fluxo laminar com cabine de segurança biológica, centrífuga de bancada microprocessada, cubas de eletroforese, estufa cultura bacteriológica, estufa de CO2, estufa microprocessada de cultura e bacteriologia, forno micro-ondas, freezer vertical, incubadora de bancada, incubadora refrigerada, mesa retangular para reunião, microcomputador, microscópio trinocular com câmara e demais acessórios, nobreak 600va, peagâmetro de bancada, quadro branco quadro, refrigerador vertical, sistema eletroforese, termoblocos, termocicladores.
 
7.5.) Laboratório de Bioquímica – 43,23 m², equipado com balança, banquetas, esterilizadores infravermelho, micro centrífuga, microscópios estereoscópicos, peagâmetro digital de bancada, quadro branco. 
 
7.6) Laboratório de Biotecnologia Aplicada - 29,01 m² - Sala de Purificação – 7,63 m², está equipado com agitador eletromagnético, alambique, armário de aço, banho maria, capela de fluxo laminar cabine de segurança biológica, destilador de nitrogênio, filtro de carvão ativado para água bruta, incubadora refrigerada, microcomputador, reator multipropósito-reator/fermentador em vidro borosilicato para processo em batelada, refrigerador vertical. 
 
7.7) Laboratório de Biotecnologia Vegetal – Subdividido em: Sala de aula e Preparações – 41,71 m², Sala de Lavagem/Higienização - 21,35 m², Autoclaves – 6,10 m², Almoxarifado – 11,90 m², Sala de Transferência – 12,20 m², Sala de Crescimento - 19,62 m². Equipado com agitador magnético com aquecimento, agitador tipo vortex para microplacas, armários de aço, autoclaves, banquetas estofadas sem encosto, capela de exaustão de gases, capela de fluxo laminar, cabine de segurança biológica, compressor de ar, deionizador de água, destilador de agua, estufas com renovação de ar, estufa incubadora, forno micro-ondas, freezer horizontal, incubadora B.O.D., incubadora de CO2, máquina de fazer gelo em escama, mesa agitadora orbital de bancada, mesa retangular para reunião, microcomputador, microscópios estereoscópicos, peagâmetro digital de bancada, quadro branco, refrigerador vertical, sistema de osmose reversa, sistema de purificação de água ultrapura tipo I.
 
7.8) Laboratório de Fisiologia e Imunologia – 37,20 m² possui leitora para microplacas - leitora de microplacas e tiras, quadro branco, sistema de purificação de água - aparelho purificador de água.
 
7.9) Sala de Lavagem e Esterilização II – Sala de Lavagem 29,01 m², Autoclaves 7,63 m², equipada com armário - MDF, armário de aço, autoclave - vertical, estufa - cultura bacteriológica, estufa - esterilização e secagem com circulação e renovação de ar, liofilizador, sistema de purificação de água.
 
7.10) Laboratório de Melhoramento Vegetal – 21,35 m² possui armários de aço, estufa - esterilização e secagem com circulação e renovação de ar, incubadora - tipo B.O.D. Laboratório de Metagenômica – 37,05 m² é equipado com agitador tipo vortex, armários de aço, bombas peristálticas com dois canais, capela de fluxo laminar vertical, fonte de eletroforese programável, microcomputador, sistema eletroforese horizontal.
 
7.11) Laboratório de Micologia – 37,05 m² é equipado com banho maria, bomba de vácuo, bomba peristáltica, capela de fluxo laminar - cabine de segurança biológica, coletor de frações, estufa - esterilização e secagem com circulação e renovação de ar, freezer horizontal, incubadora B.O.D., mesa agitadora orbital - bancada, orbital, microcomputador, refrigerador vertical.
 
7.12) Laboratório de Microscopia – 18,30 m², possui microscópios binoculares, quadro branco.
 
7.13) Sala de Preparo de Meios – 21,35 m², é equipado com armários - MDF, armários de aço, forno micro-ondas, peagâmetro de bancada.

7.14) Sala de Pessoal de Apoio - Técnicos – 18,15 m², é equipado com armários de aço, cadeiras, estabilizadores de voltagem, microcomputadores, mesas com gavetas.
8) Anfiteatro II
Com capacidade para até 70 estudantes, é equipado com projetor multimídia, aparelho de ar condicionado, lousa, duas mesas e cadeiras para docentes, cadeiras universitárias. 
 
O curso também conta com nove salas de aulas que variam de capacidade entre 30 a 60 estudantes, sendo duas delas situadas no Bloco A e sete salas no Bloco B da UFGD unidade II, todas equipadas com projetor multimídia, aparelho de ar condicionado, lousa, mesa e cadeiras para docentes, e cadeiras universitárias. Além disso, as disciplinas que são ofertadas para o curso por outras faculdades também contam com as salas de aula e laboratórios das respectivas, que seguem o mesmo padrão mínimo de equipamentos: projetor multimídia, aparelho de ar condicionado, lousa, mesas e cadeiras para docentes, e cadeiras universitárias.
 


CONTATO

Coordenação: Profa. Renata Rúbia Ota
fcba.cbl@ufgd.edu.br
Secretaria: fcba.graduacao@ufgd.edu.br
(67) 3410-2195
Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
Dourados - Mato Grosso do Sul
Fim do conteúdo da página

  INFORMES

Nenhum informe no momento!

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!