acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 16/01/2024


INFRAESTRUTURA DOS LABORATÓRIOS DE ENSINO E PESQUISA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS

INFRAESTRUTURA DOS LABORATÓRIOS DE ENSINO E PESQUISA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS

Laboratórios multidisciplinares:

Os laboratórios multidisciplinares foram inaugurados em maio de 2014. Todas as salas são climatizadas com condicionadores de ar. A estrutura física envolve uma série de laboratórios destinados especificamente para atender as necessidades do curso de Biotecnologia. As principais áreas do curso serão atendidas com os seguintes laboratórios: laboratório de biotecnologia vegetal, laboratório de melhoramento vegetal, laboratório de bioquímica, laboratório de micologia, laboratório de bacteriologia, laboratório de metagenômica, laboratório de biotecnologia aplicada, laboratório de microscopia, laboratório de fisiologia e imunologia, laboratório de biologia molecular, dois laboratórios didáticos de uso comum, duas salas de lavagem e esterilização, duas salas de apoio de uso comum. No momento estes laboratórios estão sendo equipados e com previsão de entrarem em funcionamento no segundo semestre de 2014. Para estruturar estes laboratórios, até o momento foram adquiridos os seguintes equipamentos: agitador de tubos, agitador magnético, alambique, autoclave, balança analítica, banho-maria digital, banho metabólico tipo Dubnoff, biorreator, bomba de vácuo, bomba peristáltica, botijão de nitrogênio líquido, cabine de fluxo laminar vertical, cabine de fluxo laminar horizontal, capela de exaustão de gases, centrífuga refrigerada, coletor de frações, compressor de ar, computador, condicionador de ar, sistema de eletroforese vertical, sistema de eletroforese horizontal, sistemas de purificação de água, espectrofotômetro, esterilizador infravermelho, estufa de cultura bacteriológica, estufa de esterilização e secagem, estufa de CO2, forno de micro-ondas, freezer, ultra-freezer, liofilizador com condensador, luxímetro, máquina de gelo em escamas, microcentrífuga, microscópio binocular, microscópio estereomicroscópio, pHmetro, refrigerador, sistema de fotodocumentação de géis, termociclador, e termohigrômetro. A solicitação destes equipamentos foi feita em quantidades suficientes para atender a demanda e especificidade de cada laboratório. Adicionalmente, além dos equipamentos listados acima, muitos ainda estão em fase de licitação e compra.

Laboratório de Biotecnologia Vegetal: dividido em:
Sala de lavagem/higienização, com uma área física de 21,35 m2;
Sala de esterilização/autoclavagem, com uma área física de 6,10 m2;
Almoxarifado, com uma área física de 11,90 m2;
Sala de aula/preparações, com uma área física de 41,71 m2;
Sala de transferência e inoculação, com uma área física de 12,70 m2;
Sala de crescimento/cultivo, com uma área física de 19,62 m2;

Laboratório de Melhoramento Vegetal: com uma área física de 21,35 m2.

Laboratório de Bioquímica: com uma área física de 43,23 m2.

Laboratório de Micologia: com uma área física de 34,05 m2;
Salas de apoio: duas salas com uma área física de 18,15m2 e 18,15 m2.
Sala de lavagem e esterilização/autoclavagem: dividido em:
Sala de lavagem, com uma área física de 29,01 m2;
Sala de esterilização/ autoclavagem, com uma área física de 7,63 m2;

Laboratório de Bacteriologia: com uma área física de 37,20 m2.

Laboratório de Metagenômica: com uma área física de 18,15 m2.

Laboratório de Biotecnologia Aplicada: dividido em duas salas:
Sala de preparações e análises gerais, com uma área física de 29,01 m2;
Sala de purificação, com uma área física de 7,63 m2;

Dois laboratórios didáticos de uso comum: com uma área física de 37,20 m2 cada.

Laboratório de Microscopia: com uma área física de 18,30 m2;

Laboratório de Fisiologia e Imunologia: com uma área física de 37,20 m2.

Laboratório de Biologia Molecular: dividido em:
Sala de PCR com uma área física de 9,00 m2;
Sala de Eletroforese com uma área física de 9,00 m2;
Sala de Extração e Análise Molecular com uma área física de 59,88 m2;
Sala de Cultura Animal com uma área física de 14,34 m2;
Sala de RNA com uma área física de 18,15 m2.

Laboratório de Biologia Geral:
Possui área total de 72 m2, sala climatizada, bancadas com cadeiras giratórias, balanças, computador, armário e estantes de aço, medidor de pH, microscópios binoculares, microscópio estereoscópico, microscópio trinocular, televisor de plasma, balança eletrônica, centrífuga, contador de células, destilador de água, estufa para esterilização, forno de micro-ondas, refrigerador, paquímetro e câmera digital .

Laboratório de Botânica:
Possui área total de 72 m2, sala climatizada, bancadas com cadeiras giratórias, computador, refrigerador, freezer, incubadoras microbiológicas sem agitação (BOD), micrótomo, forno de micro-ondas, microscópios ópticos binoculares, microscópio estereoscópicos, câmera digital, televisor de plasma, armário e estantes de aço.

Laboratório de Zoologia:
Possui área total de 72 m2, sala climatizada, bancadas com cadeiras giratórias, computador, microscópios estereoscópicos, microscópio óptico binocular, agitadores magnéticos, armário e estantes de aço, geladeira.

Laboratório de Ensino:
Possui área total de 54 m2, sala climatizada, armários, cadeiras universitárias, modelos de coluna vertebral, estante de aço, modelo biológico de órgãos humanos, televisor de plasma, aparelho de DVD.

Laboratório de Microbiologia:
Possui área total de 18 m2, sala climatizada, equipado com estufas de esterilização, fluxo vertical, refrigerador, estufas bacteriológicas, destilador, balança analítica, incubadoras microbiológicas sem agitação (BOD), micro-ondas, agitador de tubos, autoclaves, banho-maria, medidor de pH, microscópio e câmaras de Neubauer.

Laboratório Multiuso:
Possui área total de 18 m2, equipado com autoclave vertical, estufa de secagem e esterilização, refrigerador e freezer.

Laboratório de Entomologia:
Possui área total de 72 m2, sala climatizada, bancadas com cadeiras giratórias, computador, armário e estantes de aço, microscópios ópticos binoculares, microscópios estereoscópicos e televisor de plasma.

Laboratórios de Entomologia (Pesquisa): Possui área total de 210 m², subdividido em seis setores: insetário climatizado, insetário de frugívoros, laboratório de abelhas nativas, laboratório de apicultura, laboratório de insetos frugívoros e laboratório de ecologia de insetos.

Laboratórios de Pesquisa CLF - Bioagro - Biotecnologia Agroindustrial - Multidisciplinar 2
O Centro de Laboratórios Finep (CLF) foi criado em 2021 em um prédio que abrange três eixos de pesquisa, sendo o Centro de Pesquisa em Biotecnologia Industrial (CP-BIOAGRO) o eixo diretamente ligado ao curso de Biotecnologia da FCBA. O CP-BIOAGRO foi criado com o objetivo de  desenvolver pesquisa aplicada na área de Biotecnologia Agroindustrial, com ênfase em Bioinformática, Bioprocessos e Bioprodutos; Enzimologia; Biotecnologia Ambiental; Engenharia Genética de Microrganismos; Diagnóstico Molecular de Doenças Infecciosas; Ecotoxicologia e Genotoxicidade; Biotecnologia Vegetal; Biotecnologia Microbiana; Biotecnologia de Insetos, bem como a formação de recursos humanos qualificados na área.
Infraestrutura física:
- Laboratório de Engenharia Genética de Microrganismos: área 62,83 m2  
-Laboratório Biotecnologia Microbiana: área 18 m2
- Laboratório de Biotecnologia Ambiental: área 36,9 m2
- Laboratório de Ecotoxicologia e Genotoxicidade: área 62,83 m2
- Laboratório de Bioinformática: área 27,07 m2
- Laboratório de Bioensaios Farmacológicos e Ambientais: área 54,15 m2
- Laboratório de Biotecnologia de Insetos: área 53,59 m2
- Laboratório de Enzimologia e Processos Fermentativos - LEPFER: área 63,9 m2
- Laboratório de Cultivo de Microrganismos: área 18,0 m²;
- Laboratório de Biotecnologia de Alimentos: área 45,8 m²
- Laboratório de Biotecnologia Vegetal: área 72,88 m²
- Laboratório de Bioengenharia: área 18,0 m²
- Laboratório de Bioengenharia: área 36,9 m²
- Laboratório de lavagem e preparo de meio: área 37,60 m²
- Câmara fria: área 18,00 m²
- Copa: área 18,00 m²
-  Sala de Administração (sala de reunião do CP BioAgro): área 12,00 m²
 

Museu da Biodiversidade – MuBio:
A necessidade de organizar e manter os espécimes testemunha (Voucher specimens) dos trabalhos realizados na UFGD incentivou a criação do MuBio em 2005. Inicialmente, o acervo agregou coleções particulares de abelhas nativas (Meliponinae), formigas e moscas frugívoras (Tephritidae e Lonchaedae), besouros coprófagos (Scarabaeoidea) e Insetos aquáticos (Odonata), oriundas de trabalhos acadêmicos desenvolvidos na UFGD. Atualmente, o acervo ocupa uma área de 18 m2 e é composto por aproximadamente 8.500 espécimes, sendo cerca de 6.000 insetos montados em alfinetes entomológicos e etiquetados, 28 cepas de fungos entomopatogênicos e aproximadamente 2.500 exsicatas de plantas herborizadas e catalogadas. Esse material é oriundo principalmente de ambientes da Região Centro-Oeste do Brasil, dentro dos limites dos Biomas Cerrado e Pantanal. Além das atividades de cunho científico, o museu expandiu suas atividades educacionais assumindo um papel importante em ensino e extensão. O MUBIO recebe acadêmicos da UFGD e de outras instituições.

Fazenda Experimental das Ciências Agrárias (FAECA):
Desde 2007 a UFGD possui uma Fazenda com área de 294 hectares, dos 100 hectares são cultivados; nessa área são desenvolvidas pesquisas sobre produção de soja e de milho, sendo parte desses experimentos conduzidos em parcerias com outras instituições e empresas. Além de soja e milho, professores da UFGD, com o envolvimento de estudantes, desenvolvem pesquisas com plantas oleaginosas, com potencial para produção de biocombustíveis, cana-de-açúcar, bastante usada na região para a produção de açúcar e etanol, e com espécies frutíferas, como a manga, a goiaba e pitaia. Na pecuária, destaque para a pesquisa com a ovelha pantaneira; são cerca de 70 ovelhas na Fazenda, cujas pesquisas estendem-se a toda a cadeia produtiva de forma a valorizar este setor no estado. Há, ainda, estudos sobre maquinário agrícola, adubação e fertilidade de solo, sistemas de irrigação e agricultura de precisão, entre outros. Estudos sobre recomposição de matas com espécies nativas também são conduzidos na FAECA, onde se localiza o viveiro de mudas do Laboratório de Restauração Ambiental - LABRA, sendo também um local para práticas sobre conservação e manejo de recursos naturais e outras atividades sobre temas ambientais.
Base de Estudos Ladário (Baía Negra):
Imóvel localizado na Área de Preservação Ambiental (APA) Baía Negra, na região do Pantanal, com uma área total de 308.336,57 m2, cuja cedência da guarda provisória foi efetivada em 2011, pela União, à UFGD. A Universidade é responsável pela vigilância, limpeza e manutenção do local, que já conta com um prédio de alojamentos (18 apartamentos), um refeitório e duas casas, sendo o restante, e maior parte do espaço, uma área de mata. Está apta para receber acadêmicos e pesquisadores, de modo a permitir atividades de ensino, pesquisa, colaborar com o cuidado e preservação ambiental da área e promover projetos com a população do entorno em prol de sua sustentabilidade socioambiental.

m) Base de Sidrolândia:
A base de Sidrolândia é oriunda de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o INCRA e a UFGD para cessão de uso da sede da fazenda, onde foi instalado o Assentamento Eldorado II, em Sidrolândia – MS. Tendo a sede um terreno de 2.679,08 m2, e 981,52 m2 de área construída, com a seguinte estrutura; 9 suítes, 6 quartos, 2 salas de estar, escritório, piscina (com 95,10 m2), 13 banheiros, 1 lavanderia, 1 sala de jantar e garagem, além de uma área de 1.602,46 m2 de pátio externo e uma capela de aproximadamente 40 m2. Há estudos em andamento, no INCRA, para a UFGD incorporar uma área total de aproximadamente 240 ha, incluindo uma lâmina d’água de aproximadamente 80 ha. Condição em processo de negociação que, se viabilizada, ampliará as condições para desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Base de Santa Olga:
Essa base é oriunda de Acordo de Cooperação Técnica firmada entre o INCRA e a UFGD para cessão de uso da sede da fazenda, onde foi instalado o Assentamento Santa Olga em Nova Andradina – MS. Tendo a sede um terreno de 32.625,08 m2 (3,2 ha) e, aproximadamente 1.484,17 m2 de área construída, com a seguinte estrutura: 08 suítes, 2 salas de estar, 09 banheiros, 01 cozinha, 01 área de serviço/lavanderia, 01 dispensa e varanda externa em metade da construção com churrasqueira e balcão.

Estação Agrometeorologica da UFGD:
A UFGD possui uma estação agrometereológica com área de aproximadamente de 400 m2. O posto agrometeorológico apresenta as seguintes coordenadas geográficas: latitude de 22o14' S e longitude de 54o49’ W e tem por objetivo realizar observações dos elementos do clima local auxiliando no ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e demais finalidades práticas. No local existem os seguintes equipamentos: Estação total modelo PC-215, Heliógrafo Campbell Stoker, Abrigo meteorológico padronizado com Termohigrógrafo, Termohigrógrafo com registro semanal, Termômetro de máxima e Termômetro de mínima, Psicrômetro tipo Ausgust sem ventilação com 01 termômetro de bulbo seco e termômetro de bulbo úmido, Pluviômetros Ville de Paris, Tanque de evaporação classe A com parafuso micrométrico, Geotermômetros em diversas profundidades do solo, Termômetro digital com variação de 32ºc a 400ºc, Bomba a vácuo para Tensiometro, Anemógrafos universais, Anemômetro totalizador de caneca, Geotermômetros de 2, 5, 10, 20 e 30 cm de profundidade, Pironômetro e Barômetro - altímetro biométrico digital.

Biotério:
O biotério da UFGD tem aproximadamente 200 m2 contendo salas para criação e manutenção de pequenos animais para pesquisa experimental.

Laboratórios de Pesquisa em Ciências Biológicas e Ambientais – LPCBA:
O prédio LPCBA foi inaugurado em setembro de 2012 e conta com diferentes laboratórios de pesquisa. Laboratório de biologia molecular e cultura de células com 30 m2; Laboratório de fisiologia e bioensaios com 30 m2; Laboratório de biologia médica com 30 m2; Laboratório de biologia aquática aplicada com 30 m2; Laboratório de enzimologia e biotecnologia com 16 m2; Laboratório de interação inseto planta com 17 m2; Laboratório de controle biológico com 13 m2; Laboratório de ecologia teórica com 13 m2; Laboratório de genética molecular com 8 m2; Laboratório de microbiologia com 13 m2; Laboratório de microscópia com 4 m2; Laboratório de inoculação com 4 m2.


 


CONTATO

Coordenação: Prof. Dr. Rodrigo Matheus Pereira 
Vice-Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Fossa da Paz
Secretaria: fcba.graduaçao@ufgd.edu.br
Telefone:(67)34102193   
Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
Dourados - Mato Grosso Do Sul
Fim do conteúdo da página

  INFORMES

Nenhum informe no momento!

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!